Implantando a gestão de resíduos sólidos

Atualizado: 2 de Out de 2019


Diante do cenário de degradação ambiental e a consequente diminuição dos recursos naturais disponíveis, enfrenta-se o problema da alta produção de resíduos, uma das maiores aversidades urbanas atuais. A fim de neutralizar essa triste realidade, é necessária a implementação imediata de práticas de gerenciamento controlado e consciente dos resíduos gerados.


A Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) é um serviço cujo objetivo é realizar um conjunto de ações capazes de solucionar o problema de destinação inadequada de todo material descartado, buscando, assim, contribuir para a prevenção de doenças e promover a saúde, o bem-estar e a cidadania. Além disso, a realização desse serviço ainda pode promover redução de impostos através de programas como o Vale Luz e IPTU Verde. De forma simplificada, a estrutura do GRS baseia-se na coleta, no transporte, no transbordo, no tratamento e na destinação final adequada para cada resíduo e rejeito sólido.


Alguns condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais de Salvador já implementaram este tipo de serviço através da Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA, a fim de reduzir os impactos ecológicos locais produzidos pelos resíduos gerados. O Condomínio Palazzo Taormina, por exemplo, localizado no bairro Barra, obteve grandiosos resultados na redução dos impactos ambientais.


Inicialmente, o projeto de implementação da coleta seletiva se deu através da composição e aplicação de questionários, afim de buscar um maior conhecimento acerca do público com o qual a Prisma estava lidando, assim como informações acerca dos tipos de resíduos produzidos no local.

Em seguida, foi feita uma análise da estrutura do prédio, com o objetivo de obter maior conhecimento acerca do processo de coleta e armazenamento dos resíduos, assim como levantar informações de como era feita a coleta dos resíduos gerados pelos moradores. Logo após, analisou-se, de forma detalhada, a quantidade e os tipos de resíduos gerados pelos moradores, tendo como base as informações coletadas nos questionários e nas diversas visitas realizadas. O mais interessante nesta etapa foi que pôde-se perceber o quão atrativo estes resíduos gerados seriam para as cooperativas, possibilitando a geração de emprego e renda para os associados.


Com base na quantidade de lixo reciclável produzida, foram realizados os devidos cálculos para o dimensionamento dos equipamentos necessários à implantação do projeto. Por fim, após o levantamento de todos estes insumos, a Prisma entrou em contato com cooperativas de reciclagem à procura daquelas que mais se adequavam ao projeto, cabendo ao condomínio a decisão de escolha.

É importante destacar que para implantar um projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em uma comunidade, faz-se necessária uma forte conscientização de seus membros, para que percebam a necessidade e importância, e assim incorporem mudanças em seus comportamentos. Nessa perspectiva, a Prisma promoveu a sensibilização e capacitação dos agentes envolvidos para que eles pudessem proceder da maneira mais adequada na separação dos resíduos.

Os resultados deste projeto no Condomínio Palazzo Taormina foram altamente satisfatórios, uma vez que houve um crescimento do número de resíduos destinados à reciclagem no condomínio, assim como o desenvolvimento da consciência ambiental e social dos moradores, através da constante percepção de valor no projeto em relação à preservação do meio ambiente e à geração de emprego e renda que a reciclagem promove. Em avaliação da síndica, o serviço apresentou nota 8,5 em qualidade e 9,0 em satisfação.

Seguem abaixo imagens dos primeiros resíduos separados:

A Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA, é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais, vinculada ao Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Por este fato, a empresa oferece um preço abaixo do valor de mercado, sempre associado à alta qualidade dos seus serviços.

#meioambiente #gestãoderesíduos #LixoUrbano #lixourbano

207 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA