Economia + Sustentabilidade = Produção + Limpa


A perda de recursos ao longo de um processo produtivo é um problema que em muitas empresas passa despercebido. Com isso, à medida que o empreendimento e a produção aumentam, os custos com tratamento dos resíduos crescem na mesma proporção. O que muitas vezes é desconhecido por boa parte dos produtores industriais, independentemente do ramo, é que a melhor solução para minimizar perdas não é atuar no final do processo, mas sim no início.


Nas últimas décadas, devido ao crescimento da geração de resíduos e pela ocorrência de acidentes ambientais gerados por empresas, percebeu-se que a solução para diminuir os custos de uma indústria é reduzir ou cessar completamente a produção de resíduos do processo. Ao contrário de muitas soluções de fim de tubo, ou seja, que atuam na reciclagem ou tratamento dos resíduos finais; a saída mais viável econômica e ambientalmente encontrada foi a Produção mais Limpa.


A implementação da estratégia de P+L tem como um requisito a análise de eficiência de energia e recursos empregados ao longo de todo o processo do produto. Essa mensuração é feita a partir de balanços de massa e energia que visam tornar os cálculos mais precisos a fim de entender o que pode ser melhorado em cada etapa da produção. Nos processos, a P+L aplica-se na através de um maior aproveitamento dos recursos utilizados, na eliminação de matérias-primas tóxicas e na redução, na fonte, da quantidade e toxicidade das emissões e dos resíduos gerados. Já em relação aos produtos, promove a redução dos seus impactos negativos ao longo de seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a sua disposição final; e em relação aos serviços, incorpora questões ambientais em nas fases de planejamento e execução do processo. Dessa forma, o ponto de partida da P+L é internalizar na empresa a percepção de vantagens inerentes à mudança de procedimentos e atitudes. Além disso, despertar a consciência coletiva sobre a preservação do meio ambiente e quanto aos riscos para a sustentabilidade das gerações futuras, embutidos em ações predatórias no uso dos recursos naturais. Em síntese, esse programa de Gestão integrada de insumos e resíduos pode ser usado como uma ferramenta para melhoria da gestão ambiental da empresa.


Para introduzir técnicas de P+L em um processo produtivo, podem ser utilizadas várias estratégias, tendo em vista metas ambientais, econômicas e tecnológicas. A priorização destas metas é definida em cada empresa, através de seus profissionais e baseada em sua política gerencial. Deste modo, é possível ter uma maior eficiência de produção, através da otimização do uso de recursos naturais (energia, água, matéria prima) em todos os estágios do ciclo de produção e é possível ter uma produção mais ecológica, com uma menor da utilização de recursos, e por consequência, menor geração de resíduo.

#solução #ProduçãoMaisLimpa #Sustentabilidade #Economia #AumentodeLucro #Reduçãodedespesas

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA