Crescimento empresarial: a relação entre organização e produtividade



Quem tem ou já pensou em ter um negócio sabe como a desorganização empresarial pode ser catastrófica. Os funcionários ficam atrapalhados, entram em conflito, os objetivos se perdem em meio ao caos e os clientes não confiam no trabalho e compromisso da empresa. É um processo interno destrutivo que pode levar diversos empreendimentos à falência ou, para os que estão no início, os impedir de prosperar.


Nesse contexto, a organização no ambiente de trabalho é um parâmetro imprescindível em qualquer negócio que almeja o sucesso. Esse fator se tornou ainda mais importante após a recente crise que vem abalando todos os setores da economia e tem obrigado muitas empresas a reduzirem o número de empregados para se manterem no mercado, medida que na maioria das vezes abala a dinâmica interna. Assim, em meio a outras prioridades, manter o espaço e a metodologia de trabalho organizados pode passar despercebido. Contudo, estudos na área já vêm sendo desenvolvidos e indicam que manter uma organização não só espacial, mas também sistemática no ambiente de trabalho é uma postura que traz diversos benefícios, além de gerar a possibilidade de melhorar o controle dos processos e/ou atividades que ocorrem na empresa.

Esse modo de pensar o ambiente está diretamente ligado à mudança de hábito. Mais importante que arrumar, é manter arrumado, internalizar que o espaço desorganizado ou a comunicação confusa são coisas que geram um ambiente desordenado e um processo produtivo mais vulnerável a falhas e atrasos.

Existem diversas formas de impedir que esse tipo de problema alcance o seu empreendimento. Seja atuando nas variáveis dos microambientes, que integram a organização pessoal e setorial, por exemplo, ou nos aspectos dos macroambientes, como a estrutura organizacional da empresa e os processos produtivos que nela ocorram. Contudo, para que tudo isso ocorra de maneira satisfatória, o mais importante é a conscientização de que a organização vem da mudança de hábitos já que assim a perpetuidade da ordem tem mais chance de ser preservada.


Ao criar essa conscientização, mudança de hábitos e, consequentemente, a ordem, o que se busca atingir na empresa é a precisão de um relógio. Alcançar esse parâmetro torna transparente o processo de produção, trazendo à tona problemas que antes eram invisíveis, criando oportunidades de reduzir gastos desnecessários, aumentar o lucro, criar uma rotina saudável de trabalho, e ainda gerar confiança para os funcionários e clientes, tornando possível um ajuste fino de todo o processo, mantendo-o mais próximo da demanda e expectativas do mercado.

#organização #produtividade #Empresas #Crescimentoempresarial #Organizaçãoempresarial

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA