Reciclagem: Medida consciente e sustentável



A reciclagem é uma medida sustentável para encaminhar alguns resíduos, como papeis, plásticos, metais e vidros, para um reaproveitamento da matéria-prima em forma de novos objetos. Nesse sentido, reciclar significa diminuir a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem.

Para tanto, por isso que é tão importante realizar a Coleta Seletiva, que hoje em dia, é uma maneira ecologicamente recomendada às populações, visto que sua função é reciclar a quantidade excessiva de material descartado pelo homem.

Foi realizada uma pesquisa em 2018 pelo Ibope Inteligência em Salvador, e foi apontado que 57% dos baianos sabem pouco ou nada a respeito da coleta seletiva. Encomendado pela cervejaria Ambev, a pesquisa constata justamente, que o baiano sabe da importância da reciclagem para o meio ambiente e acredita que ela seja uma prática correta, mas que mesmo assim a coleta seletiva ainda não virou rotina. Os dados mostram que para 94% dos entrevistados, a reciclagem é importante para o futuro do planeta e 95% concordam que o jeito correto de descartar os resíduos é separando cada um em um saquinho. Por outro lado, 81% não separam os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa, e, destes, 54% não separam sequer o lixo orgânico (como restos de alimentos) do inorgânico.

Dos baianos entrevistados, 52% dizem estar atentos na compra de produtos com embalagens que sejam recicláveis, mas apenas 1% das pessoas sabem que embalagens longa vida podem ser recicladas. O índice melhora quando se fala em plástico (75%), vidro (53%), papel (41%) e alumínio (38%), mas ainda está distante do ideal. Somente 43% afirmam saber que garrafas PET podem ser recicladas e 72% dizem saber pouco ou nada sobre garrafas de vidro retornável


Pesquisa do Ibope revela que população ainda precisa se conscientizar mais sobre a importância da reciclagem. Ainda em 2018, foi realizado em Salvador uma ação no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho) sobre o descarte e reaproveitamento de materiais recicláveis.

Em Salvador, o volume desse tipo de material é de 360 toneladas anuais. Ainda não é o ideal, como revela uma pesquisa nacional divulgada pelo Ibope, que aponta que 76% dos entrevistados ignoram a separação do lixo para reaproveitamento futuro.

Por isso é importante salientar as medidas realizadas para facilitar ainda mais o processo da coleta seletiva, como o Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Prisma que é um serviço que visa implantar nos condomínios residenciais e empresariais a coleta seletiva para obter assim um monitoramento dos resíduos e colaborar com a política sustentável do meio ambiente, e ainda assim trazer mais recursos para os nossos clientes.

+ Ainda não possui o plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) no seu condomínio? Entre em contato conosco e agende uma visita!

#ResiduosSolidos #Lixocontaminado #Contaminaçao #Empresas #solução #Reciclagemdoméstica #desperdício #Meioambiente #pgrss #Sustentabilidade #produtividade #reciclagem #ColetaSeletiva

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)