PGRSS: Saiba a importância deste documento para o seu consultório odontológico

Atualizado: 25 de Ago de 2019


Os consultórios odontológicos, assim como os demais serviços relacionados com o atendimento à saúde humana, são responsáveis pela produção de grande quantidade de resíduos. Por isso deve-se existir um cuidado específico e um descarte adequado para esses resíduos contaminados e altamente infectantes.


Ao avaliar o conhecimento e a conduta de dentistas em Salvador a respeito do gerenciamento dos resíduos gerados em seus estabelecimentos, um artigo publicado na "Revista de Ciências Médicas e Biológicas" constatou, através de um questionário sobre o descarte dos resíduos, que aproximadamente 60,3% dos profissionais entrevistados desconheciam a existência ou não possuíam o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) em seus consultórios. Visto que esses tipos de resíduos são altamente infectantes, o acondicionamento destes junto aos resíduos comuns - uma prática rotineira entre os estabelecimentos odontológicos - é bastante preocupante, pelo fato de que os indivíduos responsáveis pelo manejo interno e externo destes resíduos entram em contato direto com os mesmos, pondo em risco sua saúde.


Além disso, vale ressaltar a importância da segregação para diminuir o volume dos resíduos infectantes, pois quando são misturados aos resíduos comuns, estes passam também a ser considerados infectantes.


Dos profissionais entrevistados, 94% dizem ter conhecimento sobre a legislação e relataram descartar o material perfurocortante em concordância a mesma. A maior parte deles não acondicionava os resíduos do grupo A (infectantes/biológicos) de forma adequada e gerenciava inapropriadamente os resíduos químicos, o restante dos profissionais desconhecia como os resíduos eram transportados.


Os resíduos do serviços de saúde devem ser descartados de acordo com o grau de periculosidade e qual grupo cada resíduo pertence e devem ser transportados em caixas ou sacos específicos para não haver contaminação. Os tipos de resíduos gerados na maioria dos consultórios odontológicos pertencem aos grupos A, B, D e E, e ainda assim exibem algumas diferenças entre os mesmos, a depender da especialidade e da necessidade do profissional.

+Saiba mais: Venha conferir quais são os grupos definidos pela Anvisa e como fazer seu descarte corretamente.


​​Estes dados apresentados sugerem uma falta de conhecimento por parte dos dentistas entrevistados quanto ao correto manejo dos resíduos produzidos em seu ambiente de trabalho, sendo necessária uma ação que venha capacitar estes profissionais com condutas responsáveis e conscientes do seu papel na manutenção da saúde da população e na preservação do meio ambiente.


Com a nova regulamentação da ANVISA, houveram alterações procedimentais quanto à identificação, acondicionamento, coleta e transporte dos resíduos de saúde, incluindo obrigações administrativas, modificações no Plano de Gerenciamento, na classificação dos resíduos e na capacitação de pessoal. Dentro deste novo contexto normativo os gestores e profissionais de odontologia em geral devem estar atentos a tais diretrizes a fim de evitar problemas frente à fiscalização, o que pode vi a ocasionar, além de riscos à saúde dos profissionais envolvidos, o não funcionamento do estabelecimento.


O PGRSS é um plano de gestão que visa o correto gerenciamento dos resíduos produzidos em estabelecimentos de saúde, descritos em um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas as suas características. No âmbito dos consultórios, analisaremos também os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção à saúde pública e segurança ocupacional das pessoas envolvidas nas etapas do gerenciamento de resíduos.


Ainda não possui o PGRSS no seu estabelecimento odontológico? Contate-nos e solicite um orçamento!


228 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA