A importância de realizar o tratamento dos efluentes

Atualizado: Jul 24

Devido ao crescimento populacional nos grandes centros do país, juntamente com o aumento de atividades industriais, os problemas ambientas se agravaram bastante ao longo do tempo e se tornaram ainda mais frequentes. Contudo, os impactos desses problemas podem ser observados pelas alterações na qualidade da água, do ar e do solo. O que torna isso mais complexo são as preocupantes previsões para as próximas décadas, que baseadas em estudos, apontam a má qualidade das águas, assoreamento, desertificação, aquecimento global, altas temperaturas e a escassez da água.

Porém, no atual século, já sofremos a maioria desses impactos e podemos destacar um deles como um dos mais graves, que é a Contaminação da água limpa. Como citado anteriormente, todos os rejeitos poluentes em nossas fontes de água advém das indústrias e da massa populacional dos grandes centros urbanos.


Esses efluentes contaminados, quando liberados no meio ambiente, geram uma série de consequências para a população: transmissão de doenças, redução de oxigênio na água (e consequente morte da fauna aquática) e intoxicação dos animais por componentes nocivos à vida.

Contudo, não são todas as indústrias que geram efluentes com poder corrosivo e impactante. É importante, por mais que os procedimentos e atividades sejam simples, o controle de cada tipo de efluente precisa ser feito.


Porém, as diferentes composições físicas, químicas e biológicas, as variações de volumes gerados em relação ao tempo de duração do processo produtivo, o potencial tóxico e os diversos pontos de geração na mesma unidade de processamento recomendam que os efluentes sejam caracterizados, quantificados e tratados e/ou acondicionados, adequadamente, antes da disposição final no meio ambiente para que, assim, não ocorra a contaminação dos nossos rios, mares e fontes de água.



Os benefícios de uma caracterização de efluentes são a adequação à norma, respeito ao meio ambiente, propaganda ecológica, reaproveitamento de resíduos e saúde econômica.

A imagem demonstra a quantidade de impurezas, rejeitos e resíduos presentes em um efluente industrial, no qual foi coletado uma pequena amostra e realizou-se o procedimento de caracterização, evidenciando os poluentes presentes na água.


O serviço de AAE oferecido pela Prisma consiste na realização do cálculo de tais emissões de gases de efeito estufa, nível poluente do líquido, caracterização dos resíduos e posterior ao estudo, faremos uma quantificação do número de árvores que utilizarão uma quantidade equivalente desses gases durante seu crescimento. Estas árvores poderão ser plantadas pelo próprio contratante ou pela empresa.


Ainda não fez a análise e caracterizou o seu líquido? Venha saber mais sobre o serviço e solicite um orçamento!

53 visualizações

Posts recentes

Ver tudo