3 passos para diminuir a sua pegada ecológica

Atualizado: Jul 7


FONTE: https://cdn4.ecycle.com.br/cache/images/2020-01/50-650-pegada-ambiental.jpg

Autora: Iviny Andrade


Você já ouviu falar em pegada ecológica? A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade que indica o quão você e os seus hábitos de consumo impactam o meio ambiente. Um dos fatores relacionados à pegada ecológica é a geração de resíduos e o seu papel nisso.

Portanto, para diminuir a sua pegada ecológica e caminhar para um mundo mais sustentável, é necessário realizar mudanças simples, mas que fazem toda a diferença a longo prazo. Veja a seguir dicas para mudar seus hábitos e contribuir com o meio ambiente.


1. Opte por comprar roupas em brechós:

A indústria têxtil causa impactos significativos no meio ambiente, desde a fabricação dos materiais até a sua importação e exportação. A maior parte dos materiais necessita de grandes quantidades de água na sua produção. Para a produção de carvão, por exemplo, as máquinas agrícolas precisam de combustíveis fósseis para funcionar, eles liberam gases de efeito estufa e têm o potencial de intensificar o aquecimento global.

A crueldade animal também é perceptível na obtenção de muitos materiais têxteis. A fabricação da lã, por exemplo, requer que as ovelhas estejam amarradas, este processo, além de estressante, pode machucá-las.

Em tese, estes materiais são recicláveis, mas o processo não é tão simples. Então, por vezes, não é vantajoso realizar a reciclagem. Dessa forma, é indicado que as compras de roupas sejam feitas em brechós. Assim, você estará não só colaborando com a natureza, mas também impulsionando o comércio local e pequenos empreendedores.

2. Utilize escovas de bambu:

O plástico demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza. Segundo o Cetesb, o plástico representa cerca de 80% de todo o lixo gerado no mar, atualmente. É possível, então, perceber o impacto que o plástico causa no meio ambiente, e como ele está presente nas nossas vidas. Olhe ao seu redor e tente listar todos os materiais compostos por plástico na sua casa. Seria uma lista grande, não?

É indicado que se troque de escova de dente a cada três meses, no mínimo. Fazendo as contas e pensando em uma vida inteira, dá pra perceber o quanto esse número pode assustar com o volume de plástico que produzimos só nesse aspecto das nossas vidas!


A escova de bambu é 100% degradável, “eco-friendly”, e apenas um pouco mais cara que as escovas de dentes plásticas convencionais, sendo acessíveis, portanto. Ademais, existem cuidados especiais a serem tomados periodicamente com a sua escova de bambu, para que ela possa ter maior durabilidade. Um destes cuidados é, por exemplo, a limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio.

3. Reutilize o óleo de cozinha:

Você sabia que o descarte incorreto de óleo de cozinha causa uma tremenda dor de cabeça?

É muito comum descartar o óleo de cozinha usado no ralo da pia, sem se atentar ao seu caráter nocivo à natureza, podendo contaminar a água, solo e atmosfera. Neste processo de descarte incorreto, muitas pessoas acabam prejudicando a natureza, além de entupir as tubulações.

Portanto, por que não fazer algo de útil com isso?! É bastante fácil fazer sabão com o óleo de cozinha. Isso mesmo, sabão! E o que não falta são tutoriais na rede ensinando um passo a passo de como isso pode ser feito! Você economiza, deixando de destinar alguma parcela de dinheiro para a compra de sabão em barras e, ainda por cima, ajuda a natureza!

Caso você não tenha vontade de fazer isso, ou não tenha interesse, pense no transtorno que o descarte incorreto pode te causar num futuro próximo! Então, separe corretamente o seu óleo de cozinha em algum vaso à parte, rotulado, e então encaminhe para algum ponto de coleta. Você só tem a ganhar!

Nós, da Prisma, realizamos o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que ajudamos a encaminhar corretamente os resíduos de forma correta! Prestamos uma consultoria completa e de qualidade que vai te ajudar a não ter dores de cabeça. Entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui!

Gostou das dicas? Compartilhe com quem pode se beneficiar!

Fontes: eCycle, bliveinchange



0 visualização

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA