4 dicas importantes para melhorar o controle de estoque na fábrica

Atualizado: há 3 dias

Autor: Ruy Pedreira


O controle de estoque é um fator essencial no contexto da indústria, no sentido de que com uma gestão assertiva sobre a produção há um maior controle dos recursos, tornando-se um diferencial para a organização.


É indubitável citar que, quando falamos sobre o estoque de determinada produção, estamos retratando o patrimônio do negócio, ou seja, evidenciamos o que mais gera valor para a empresa.


Sob a ótica da indústria 4.0, o controle de estoque é algo a se ressaltar, posto que a filosofia Lean Manufacturing, a qual é implementada em grandes empresas como por exemplo a Toyota e a Nike, defende a eliminação de desperdícios na produção e atua sobre a gestão de estoque, tanto que entre os 7 desperdícios existentes numa produção, o de estoque é visto como um fator impeditivo para uma produção mais eficiente e enxuta.

Nessa perspectiva, a gestão de estoque necessita ser implementada como forma de promover processos internos mais otimizados e gerar maior lucro para as empresas.


Deste modo, serão apresentadas 4 dicas para melhorar o controle de estoque:


1. Organização

Na filosofia Lean existe a metodologia 5S. Ela consiste em 5 passos consecutivos que permitem que qualquer empresa organize seu ambiente de trabalho para a eficiência máxima do processo. Todo produto ou matéria-prima dentro da fábrica precisa ser facilmente armazenado, localizado e retirado.


2. Entrada e Saída

Qualquer movimentação de matéria-prima ou material necessita ser registrada no exato momento que ela acontece. Ou seja, os fluxos de entrada e saída dos materiais necessitam ser mapeados, para permitir um controle eficiente de estoque.


3. Inventários frequentes

É importante que sejam realizados inventários periódicos para averiguar a eficiência do controle de estoque e eventuais ajustes, quando necessário.


4. Capacitação dos colaboradores

Os colaboradores são integrantes essenciais para garantir uma boa gestão de estoque, posto que toda empresa é formada pelos seus membros. Dessa maneira é necessário capacitá-los e auxiliá-los na internalização dos conceitos referentes à gestão de estoque.


Diante do exposto, percebe-se que o controle de estoque é um dos fatores primordiais para permitir a otimização dos processos e consequentemente reduzir os desperdícios concernentes aos produtos comercializados, aumentando os lucros da empresa.



Entre em contato conosco gratuitamente clicando aqui!

30 visualizações