5 benefícios do PGRSS para a sua clínica odontológica

Você sabe o que é o PGRSS e qual é a sua importância para diversos estabelecimentos da área de saúde? Neste artigo, você ficará por dentro de como proceder!


Autor: Lucas Vieira


O PGRSS ou Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é um documento exigido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para estabelecimentos geradores dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

Sendo assim, estabelecimentos como hospitais, clínicas e consultórios médicos, laboratórios analíticos, farmácias de manipulação e drogarias, clínicas veterinárias, serviços de acupuntura, estúdios de tatuagem e clínicas odontológicas necessitam ter este documento, que precisa ser renovado anualmente.


Para que serve?

De acordo com a RDC n° 222 de 2018, o PGRSS precisa documentar o manejo, descarte e tratamento de resíduos gerados deste tipo, além de constar outros tópicos como armazenamento, acondicionamento, transporte, coleta, destino final e práticas de minimização da geração desses resíduos.

Sendo assim, de forma mais objetiva, o PGRSS garante que resíduos perigosos como papéis, seringas e objetos contaminados com sangue, algumas tintas, pilhas e baterias que contenham metais pesados e materiais perfuro cortantes não sejam descartados juntamente com resíduos comuns e ponham em risco a saúde humana e o meio ambiente.

No dia a dia das clínicas odontológicas, papéis, algodões, luvas e materiais perfuro cortantes contaminados com sangue são muito frequentes. Porém, estes resíduos jamais devem ser descartados juntamente com os resíduos comuns!

Dessa forma, obtendo o PGRSS, sua clínica odontológica terá diversos benefícios! Confira os 5 principais:

  1. Auxílio às pessoas que lidam diretamente na reciclagem ou descarte final desses resíduos;

  2. Evita riscos de contaminação à saúde humana por resíduos perigosos;

  3. Garante o bom funcionamento do ecossistema local;

  4. Proporciona um encaminhamento seguro aos resíduos gerados na clínica;

  5. Seu estabelecimento estará de acordo com as leis e preparado para uma visitinha da Vigilância Sanitária.

Cenário na Pandemia

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19 no Brasil, em março, a atuação da Vigilância Sanitária ficou ainda mais forte. As denúncias feitas pelo principal órgão fiscalizador de saúde no país subiram de forma considerável nesse período de pandemia, segundo o jornal O Diário de Mogi.

Sendo assim, com essa maior fiscalização, é de esperar que a ANVISA reveja se todos os documentos do estabelecimento estão de acordo com as normas, dentre eles, o PGRSS!


Como fazer sua parte?

Por conta desses fatores, é mais do que essencial que todos os ramos que se enquadrem como geradores dos RSS obtenham o Plano. Assim, sua clínica estará colaborando na melhor gestão dos resíduos, impactando positivamente o meio ambiente e a saúde humana, além de ficar em dia com a ANVISA!

Uma excelente notícia é que a Prisma realiza esse tipo de serviço de forma totalmente personalizada e remota (à distância)! Se interessou em ter todos esses benefícios listados neste artigo conosco? Entre em contato aqui.

Fontes:

http://www.odiariodemogi.net.br/pandemia-de-covid-19-eleva-denuncias-na-vigilancia-sanitaria/

http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/3427425/RDC_222_2018_.pdf/c5d3081d-b331-4626-8448-c9aa426ec410

12 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA