5S: Conheça os Benefícios que Esta Ferramenta Pode Trazer Para Sua Empresa

Atualizado: 22 de Set de 2019

Autor: Rodrigo Reis


Quais são os 5 sensos da Metodologia 5S e qual é a importância deles para o funcionamento do seu negócio? Neste artigo você terá essas respostas, além de obter dicas para implementá-los.



O 5S é uma ferramenta do pensamento Lean que surgiu no Japão, no contexto de reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Pautado na cultura da disciplina, ele busca através de atitudes simples aumentar a eficiência operacional do local no qual é implementado. O nome 5S vem do japonês, em que as palavras que descrevem os cinco sensos são traduzidas como: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada um deles se refere a um aspecto do ambiente de trabalho a que se deve atentar:




SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO:

O senso de utilização é um dos primeiros a ser implementado, por conta da sua simplicidade: trata-se de separar o que é útil do que não é. Objetos e materiais que possuem utilidade em determinado espaço devem permanecer no ambiente, ao passo que aqueles que não são utilizados devem ser remanejados ou descartados, uma vez que sua presença torna-se dispensável para a execução do trabalho. Outro propósito da implementação deste senso é o mapeamento de utensílios disponíveis para o trabalho.

  • Dica: tal diagnóstico pode ser realizado através de um checklist respondido diariamente ou semanalmente, a depender da necessidade, pelos colaboradores da empresa, de modo que é possível entender o que falta e em que quantidade.


SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO:

Uma vez selecionados os materiais úteis, é chegado o momento de organizá-los adequadamente, posicionando-os estrategicamente dentro do ambiente de trabalho para otimizar o acesso a todos os colaboradores da instituição. Um exemplo desse raciocínio pode ser aplicado em uma mesa de escritório: uma caneta deve estar posicionada sobre a mesa, o mais próxima do alcance das mãos, enquanto uma tesoura pode estar dentro de uma gaveta, visto que não é utilizada com a frequência de uma caneta.

  • Dica: um espaço organizado deve ser acessível a todas as pessoas, não apenas quem trabalha lá diariamente. Deste modo, o uso de etiquetas é recomendado para que qualquer pessoa que porventura esteja presente no local saiba onde encontrar aquilo que necessita para a execução de sua função.


SEISO - SENSO DE LIMPEZA:

Este senso se refere principalmente a preocupação que se deve ter com a limpeza do ambiente de trabalho. Muito além de eliminar sujeiras e resíduos através de faxinas periódicas, deve-se evitar que estes se acumulem. O seiso também pode ser interpretado como uma orientação para que os colaboradores preservem sua aparência física, além de demonstrar transparência e honestidade em suas ações.

  • Dica 1: muitos colaboradores costumam gerar resíduos orgânicos no próprio espaço de trabalho, o que não é interessante pois costuma atrair insetos. Nesse sentido uma campanha ou um direcionamento mais firme é essencial para que seja criada uma consciência acerca do problema.

  • Dica 2: embora tenham sido pensados em uma época na qual computadores não eram tão comuns, todos os sensos podem (e devem) ser extrapolados para o meio digital, já que o mesmo consiste no principal instrumento de trabalho das empresas no mundo moderno. Sendo assim, uma área de trabalho bem organizada torna-se fundamental, bem como documentos bem organizados e com nomenclatura padronizada no servidor.


SEIKETSU - SENSO DE PADRONIZAÇÃO:

O senso de padronização é, em geral, implementado após o estabelecimento dos três últimos. A razão para tal é que ele tem como principal objetivo a manutenção dos 3S’s básicos através da definição de regras, normas e padrões. Também conhecido como senso de saúde, pode ser extrapolado para a preservação tanto da saúde física e mental dos colaboradores quanto da saúde do ambiente. Entende-se que um ambiente saudável é um ambiente produtivo e que proporciona boas condições de trabalho, sendo assim questões atreladas à higiene, à superlotação e ao barulho costumam ser avaliadas por este senso.

  • Dica 1: a criação de manuais e informativos ajuda a firmar as regras de padronização determinadas.

  • Dica 2: o ponto relativo à saúde e ao bem-estar dos membros de uma organização pode ser mensurado através de uma pesquisa de clima organizacional, onde tais questionamento podem ser realizados de modo a evidenciar problemas que podem não ser de conhecimento do gerente ou supervisor de área.


SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA:

Consiste na última etapa de implementação do 5S e, apesar de parecer algo simples, é um nível onde poucas instituições conseguem chegar. Isso porque a autodisciplina está diretamente atrelada ao comprometimento pessoal de cada colaborador com o que é proposto pela metodologia: cada um deles entende o propósito da ferramenta e qual é o seu papel para o bom funcionamento da empresa. É quando a execução dos sensos anteriores deixa de ser uma obrigação e se torna algo natural e orgânico na cultura organizacional, com cada colaborador contribuindo para que o espaço de trabalho seja o mais produtivo possível.

  • Dica: para chegar à plenitude na implementação deste senso é necessário tempo e paciência. A melhor forma de se chegar neste ponto é através de capacitações, palestras e conteúdo informativo que demonstrem a importância do 5S.


Relacionados aos 5 sensos, surgem alguns benefícios, como:

  • Ganho de espaço;

  • Maior controle sobre o estoque;

  • Redução de desperdícios;

  • Economia de tempo;

  • Melhoria do ambiente de trabalho e do clima organizacional;

  • Aumento da produtividade;

  • Alcance de melhores resultados.


Após dito tudo isso, é imprescindível destacar que o 5S está focado, sobretudo, na mudança de mentalidade dos colaboradores de uma empresa. Afinal, trata-se muito mais do que uma ferramenta, mas sim uma filosofia.



Se interessou pelos benefícios destacados nesse artigo? Conheça o nosso serviço de padronização de processos e saiba como a Prisma pode trazer todos esses fatores para a sua empresa!




ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA