APRENDA A IMPLANTAR AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA SUA EMPRESA E OS BENEFÍCIOS QUE ELAS TRAZEM

Em um mercado cada vez mais competitivo e afetado pela pandemia de COVID-19, no qual a higiene assumiu um fator prioritário, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a segurança e qualidade dos alimentos que consomem. Você sabe como adequar sua empresa a estas atuais condições de mercado?

As Boas Práticas de Fabricação são a solução para garantir a qualidade sanitária do seu estabelecimento e a conformidade dos seus produtos com o que é regulamentado pela lei. Além do MBPF ser um documento obrigatório exigido pela Anvisa, ele também transmite uma imagem de alta credibilidade para os seus clientes e te ajuda a ter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes!

E aí, quer saber como implantar as Boas Práticas de Fabricação em sua empresa e deslanchar o seu negócio? Confira o passo a passo a seguir.



Autora: Graziela Santana


1.Realize um diagnóstico da sua empresa

Como já foi apresentado, o Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento exigido pela Anvisa, e por esta razão, os processos do seu estabelecimento têm que estar de acordo com o que consta na legislação.

Logo, o seu primeiro passo será realizar uma análise completa da sua empresa e identificar as irregularidades existentes, sempre de acordo com a legislação específica que se adéqua à sua realidade.

Leia também: Conheça melhor os gargalos nos processos produtivos


2.Trace um plano de ação

Com o conhecimento das irregularidades que há no seu estabelecimento, chegou a hora de traçar um plano de ação para revertê-los. Você deverá definir, dentre outras coisas, quem irá realizar o quê, quando será feito, por qual razão e de que forma a ação será realizada.

Desta forma, os seus colaboradores terão uma noção clara do que precisa ser feito para contornar problemas que interferem na qualidade dos seus produtos.


3.Padronize os seus processos

Com os planos de ação em prática, agora é o momento de padronizar os seus processos. Esta etapa é fundamental para garantir a efetividade constante das medidas que foram adotadas, sempre seguindo as conformidades legais e garantindo a minimização de erros.

Leia também: Entenda a importância do Procedimento Operacional Padrão (POP)

Leia também: Procedimento Operacional Padrão em 4 passos


4.Treine os seus funcionários

Por fim, é importante que seus funcionários tenham conhecimento para executar tudo o que foi planejado e padronizado até o momento. Promova uma capacitação para eles, a fim de internalizar todas as Boas Práticas de Fabricação!

Leia também: MBPF para reduzir os riscos de produção

Sabemos que lidar com legislações e padronização de processos pode ser algo extremamente complexo, mas não precisa se preocupar! Nós da Prisma somos especialistas na elaboração do Manual de Boas Práticas e queremos ajudar você. Oferecemos consultoria totalmente personalizada para sua realidade e preços muito abaixo do mercado.

Não fique para trás nesse mercado cada vez mais competitivo! Faça como muitos outros estabelecimentos alimentícios e solicite um diagnóstico totalmente gratuito com nossa equipe aqui.

12 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA