Como a pandemia mudou o mercado de trabalho?

É de conhecimento geral que a vida de todos mudou em diversos aspectos devido a pandemia do Covid-19. Mas afinal, como saber quais serão as mudanças temporárias dessa crise e quais vieram para ficar permanentemente? Confira a seguir nesse artigo.

Autor: Mateus Gomes


Historicamente, períodos conturbados e de crises globais sempre desafiaram o ser humano e suas organizações a se adaptar às novas condições que as suas mudanças traziam consigo. Por sua vez, a pandemia COVID-19 reafirmou a necessidade da adaptação em diversos meios, como o mercado de trabalho, com o apoio da tecnologia informática aplicada de maneira remota. Dessa forma, diversas mudanças tiveram que acontecer para que a vida e o trabalho das pessoas continuassem, veremos agora 4 dessas principais mudanças.

1. Engajamento Home Office:

A maior dificuldade de algumas empresas nesse momento e/ou o ponto de recomeço de outras: o Home Office, se tornou o principal meio de trabalho nesse período de pandemia. Do empreendedorismo digital à adaptação de empregos presenciais ao meio remoto, é perceptível um aumento dessas atividades e o mercado de trabalho tende a seguir essa adaptação.

Entretanto, manter os colaboradores remotos engajados e motivados pode ser algo bastante complicado, não é? Para haver um engajamento remoto, é essencial haver uma Cultura de Reconhecimento, um método de suporte que ajuda os colaboradores a saber que o seu trabalho é reconhecido e apreciado.

2. Mudanças no ingresso das empresas:

Quando se trata de mercado de trabalho, a etapa dos processos seletivos é reconhecida como um dos pilares para o ingresso nesse universo. No período da pandemia, esse processo foi readaptado para ser aplicado remotamente, mas afinal essa é uma mudança permanente nas empresas?

Essa resposta é incerta, porém é necessário saber que o mercado de trabalho demanda vários tipos de profissionais, desde posições estratégicas até os operadores e a contratação destes dois grupos são bastante diferentes.

Processos seletivos remotos alcançam uma quantidade maior de pessoas, de diferentes lugares do país, possibilitando uma maior diversidade de pessoas a serem contratadas. E para a contratação de profissionais de cunho estratégico isso é uma vantagem excepcional, e os processos seletivos online já são considerados por várias empresas como o “novo normal”.

Por outro lado, embora o Engajamento Home Office tenha sido incentivado nesse momento que vivemos, nem todos os setores conseguiram se adaptar a esse novo modo. As profissões mais operacionais, atualmente, necessitam de etapas práticas para contratação, mas o ingresso desse tipo de colaborador ainda será totalmente presencial? A longo prazo não, embora avaliações práticas precisam ser feitas, etapas online tendem a ser feitas para conhecer os novos colaboradores de uma maneira mais eficiente, e se incluir digitalmente vai ser necessário para esse tipo de emprego.

3. Flexibilidade x Produtividade:

Afinal, é realmente possível ser produtivo pelo Home Office? Os dados afirmam que sim! Em uma pesquisa realizada pela Pulses, foi constatado que cerca de 78% dos profissionais se sentem mais produtivos trabalhando remotamente, em uma pesquisa com 179 empresas.

A questão do trabalho remoto foi, sem dúvidas, um empecilho inicial para a produtividade, entretanto se mostrou na maior parte das empresas um ótimo combustível para o aumento da produtividade. Já no mercado de trabalho, esse aspecto se tornou uma característica essencial para a eficiência dos processos independente do ramo da empresa, além de ser uma habilidade de destaque aos funcionários que a detém.

4. Valorização da adaptação digital:

Quando se trata de adaptação digital, é necessário compreender que a tecnologia não é a protagonista nesse processo, e sim a participação e adesão das pessoas a esse novo sistema. A partir de agora, flexibilidade, criatividade e adaptação prometem ser comportamentos desse novo contexto profissional.

Embora a adaptação digital tenha ocorrido de maneira rápida e emergente, muitas empresas encontraram dificuldade na adaptação digital de seus funcionários, especialmente idosos. Se para um público que domina os recursos digitais se integrar em um ambiente de trabalho virtual já pode ser uma atividade difícil, para pessoas que desconhecem esses recursos essa questão pode ser ainda mais desafiadora e deve ser observada.

Nesse cenário, uma habilidade bastante observada pelos setores de Recursos Humanos das empresas foi: a integração digital, habilidade já antes da pandemia valorizada, mas ainda mais requisitada nesse momento. Necessário saber que integração digital vai além de dominar os recursos da informática, é ter a capacidade de reaprendizagem e transmissão de conhecimento, com o objetivo de fortalecer o potencial de sua equipe e tornar esse período ainda mais produtivo.

Apesar da adaptação ao novo formato de trabalho ter as suas vantagens, é notório que não é simples de ser implementada e que também possui os seus obstáculos. Para ajudar você nesse momento, temos alguns conteúdos sobre produtividade, gestão de tempo e trabalho remoto, em que você pode retirar insumos e aplicar na sua empresa!

Caso você esteja precisando impulsionar o seu negócio e fazer uma adaptação mais assertiva ao remoto, entre em contato com a gente aqui, a nossa equipe está pronta para dar a solução que o seu negócio precisa!


Referências

https://vocesa.abril.com.br/carreira/78-dos-profissionais-se-sentem-mais-produtivos-trabalhando-remotamente/

https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-home-office/

16 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA