Como a Toyota aumentou sua produtividade com o sistema Just In Time?

A Toyota Motors Company é uma das maiores empresas automobilísticas do mundo. Além de ser referência na produção de automóveis, a Toyota é referência no modelo de produção que hoje é adotado e utilizado como base para as mais diversas empresas do mundo.


A Toyota trabalha com a chamada metodologia enxuta que se baseia em uma produção com menos desperdícios e focada no que agrega valor para o cliente. Uma das metodologias dessa empresa é o modelo do Just In Time (JIT) ou “no momento certo” em uma tradução literal. Com a adoção desse modelo a Toyota conseguiu chegar a um nível de rendimento em suas linhas de produção de quase 100%, enquanto fábricas de automóveis que não utilizam esse modelo de produção mal chegam a 90% de rendimento.

Autora: Sofia Rangel


O modelo do Just In Time baseia-se na produção de uma quantidade de peças/produtos que atendam a demanda do momento, sem produzir um excedente. Esse método diminui a necessidade da criação de enormes estoques, reduzindo o gasto com armazenamento e transporte dos materiais. No entanto, a grande vantagem do JIT é que permite que o trabalhador tenha uma maior autonomia. Além da necessidade de usar a melhoria contínua para otimizar os processos e mantê-los sempre funcionando da melhor forma possível.


Com essa metodologia, a Toyota tornou seus funcionários mais críticos e autônomos, treinando-os para antecipar os problemas e ter uma resposta rápida aos empecilhos que surgiam. Assim, os trabalhadores começaram a gastar menos tempo com a correção das falhas e focaram em aumentar a produtividade e produzir automóveis cada vez mais inovadores, sempre prezando pela maior qualidade possível.


A metodologia do Just In Time foi essencial para que a produtividade da Toyota aumentasse, além de tornar o seu modelo de produção referência no mundo todo. A Prisma Jr utiliza as metodologias enxutas no projeto de Otimização de Processos, que te ajudam a otimizar e aumentar a produtividade da sua empresa.


Entre em contato conosco gratuitamente clicando aqui!


40 visualizações