Como consolidar sua marca em um mercado cada vez mais concorrente?

Atualizado: Jul 13

Com o passar do tempo e o aumento da influência da tecnologia na vida das pessoas, o mercado de trabalho foi se tornando cada vez mais exigente e competitivo, já que os processos se tornaram muito mais rápidos e o acesso à informação aumentou exponencialmente com o surgimento de ferramentas como a internet, redes sociais, entre outros. Dessa forma, a necessidade das empresas em posicionar a sua marca fortemente a fim de vencer a concorrência se tornou cada vez mais urgente, já que a competitividade do mercado cresceu de maneira significativa devido aos fatores citados anteriormente. Além disso, com a vinda da pandemia, o uso da internet para chamar atenção das pessoas ao posicionamento das empresas tornou-se uma ferramenta fundamental no que tange a cativar e atrair novos clientes, além de manter os antigos, diminuindo, portanto, a concorrência.


Dessa forma, saber como consolidar a sua marca diante do cenário atual do mercado de trabalho é extremamente importante, garantindo, portanto, maiores chances de sucesso do seu negócio. Se quiser saber como seguir pelo caminho correto, separamos algumas dicas que te ajudarão nessa trajetória.

Autora: Alinne Matos


1) Entenda o seu diferencial competitivo e defina o seu público alvo.

Assim como em toda competição, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes para vencê-los. Dessa forma, é necessário que se tenha clareza do que você faz que eles não fazem e, com isso, explorar ainda mais essas características em sua comunicação com o cliente. Um exercício importante é responder analiticamente as seguintes perguntas, buscando melhorar a sua atuação em cada uma delas:


I) Quais os preços cobrados pelos meus concorrentes? O meu preço é competitivo?


II) Quais são os pontos específicos em que eles são bons? Em quais eles são ruins?


III) O que os clientes estão comentando sobre eles na internet?


IV) Suas redes sociais/sites são bem estruturados, com bons conteúdos e fácil navegação?


Por fim, deve-se definir o público alvo do seu negócio, a fim de tornar a sua marca mais “conectada” com essas pessoas, já que você precisa saber o que os consumidores que fazem parte dele desejam, moldando, assim, todos os pontos de contato com as pessoas que são mais propensas a comprar de você (desde uma publicidade no Instagram até o atendimento na loja). É importante focar, principalmente, em métodos práticos, ágeis e poderosos de obtenção de informações, como pesquisas de satisfação após a compra.


2) Conectar a sua marca com os valores dos usuários.

Atualmente, os processos comerciais precisam provocar conexões reais com os clientes, a fim de manter o relacionamento deles com a empresa de maneira prolongada, elas geram empatia no público e mostram que um a empresa não é apenas uma estrutura corporativa, mas também uma organização formada por pessoas que sentem e pensam como qualquer outra. Dessa forma, é importante se posicionar diante de situações/movimentos sociais que mexam com o seu público, gerando representatividade e aumentando, portanto, a conexão dele com os seus produtos.

Assim, é preciso ajustar a proposta de valor da sua empresa à realidade atual dos clientes, pensando no que motiva seu público-alvo e, a partir daí, alinhando seus processos comerciais a essas impressões. Dessa forma, as relações comerciais serão estabelecidas de maneira assertiva, podendo gerar clientes que defendem e ajudam na divulgação de seus serviços, aumentando gradativamente o potencial de crescimento da sua empresa.


3) Desenvolva estratégias de marketing e agregue valor à sua marca.

Uma boa forma de tornar o seu produto mais memorável é investir em uma identidade visual impactante, incluindo logotipo, nome, valores, enfim. Enquanto as estratégias de relacionamento estabelecem laços emocionais com os consumidores e podem se tornar um diferencial competitivo para sua empresa, o conteúdo nas redes sociais é responsável por engajar e posicionar a sua empresa diante do mercado, atuando na prospecção orgânica (gratuita) de novos clientes e mantimento do relacionamento próximo com os antigos. Além disso, essas estratégias contribuem para a demonstração de autoridade diante dos temas referentes aos seus produtos/serviços, passando uma imagem de confiança para o consumidor.

84 visualizações

Posts recentes

Ver tudo