Como impulsionar os seus negócios através da metodologia scrum?

O Scrum tem seu slogan definido como a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, sendo um grande atrativo para qualquer empresa. Afinal, qual empreendedor não deseja aumentar sua produtividade de forma exponencial?


Dessa forma, é necessário saber primeiramente o que é o Scrum e porquê foi criado. Essa metodologia foi idealizado por Jeff Sutherland, após muitos anos de experiência, a partir da análise de que o modo usual de gerenciamento de projetos não estava funcionando. Gastava-se tempo desnecessário com planejamento que, raramente, correspondia à realidade e por conta disso, não era capaz de se adaptar a qualquer adversidade que possa surgir. Sendo assim, o Scrum foi criado com o objetivo de remodelar a forma de realizar projetos, otimizando os processos necessários. Assim, separamos alguns tópicos que demonstram como aprimorar os seus serviços através dessa metodologia.


1. Aumento gradativo de produtividade

Apesar de ter sido criado para o desenvolvimento de softwares, ele pode ser utilizado para qualquer fim, seja ele a criação de um programa para o FBI ou o planejar um casamento. Por conseguinte, é completamente capaz de ser adaptado a realidade da sua empresa e garantir uma maior eficiência na produtividade, além de transformar o seu negócio em um modelo de referência.


2. Gerenciar o tempo de trabalho

O cuidado com o tempo é primordial para o sucesso do seu projeto. Tendo em vista que trabalhar mais não garante o aumento na produção, é preciso saber administrar o tempo do serviço. Na metodologia, o tempo é tratado como sprints, que de maneira geral, são células de tempo na qual são determinadas uma quantidade de tarefas a serem realizadas impreterivelmente durante o sprint em questão. A vantagem dessa forma de trabalho é o foco e prioridade na tarefa que está em vigor, além de possibilitar o maior fluxo de informações e alinhamento por equipe.


3. Inspecionar e adaptar os processos

Como apenas saber o que deve ser feito e em quanto tempo precisa ser feito não garante a produtividade, haja vista que eventualidades acontecem e nenhum planejamento é capaz de prever 100% tudo o que pode ocorrer, faz-se necessário constantemente fiscalizar e adequar os processos. Assim, a sua empresa será capaz de diminuir os erros e corrigi-los mais rapidamente e , além disso, tornará o planejamento cada vez mais eficaz, prevendo com maior veracidade qualquer acontecimento. De forma resumida, o Scrum funciona através do PDCA, que nada mais é do que planejar, fazer, checar e agir.



4. Organização da equipe projetista

Outro elemento primordial da metodologia é que a equipe, preferencialmente deve ser pequena e conter o Scrum Master (o responsável por facilitar o trabalho da (que decide qual trabalho deve ser feito), além dos membros que realmente irão fazer o projeto. A partir dessa maneira de organizar sua equipe - conhecendo a maneira de trabalho e a velocidade da mesma - é possível tornar todos os integrantes responsáveis pelo resultado final, levando autonomia e interfuncionalidade para o seu projeto.


A partir desses elementos, fica evidente que o Scrum pode ser adaptado para a sua realidade, corroborando para que a sua corporação alavanque os resultados e realmente faça o dobro do trabalho na metade do tempo, acarretando inclusive no aumento da qualidade ofertada aos seus clientes.equipe, retirando qualquer obstáculo que possa atrapalhá-la) e o Product Owner.


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus conhecidos para que eles possam alavancar os negócios através dessa metodologia.

0 visualização

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)