Como o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica pode garantir o sucesso do seu projeto?

Atualizado: Jul 13

A carreira empreendedora dos brasileiros é inédita e isso fica mais evidente nos atuais tempos de crise, com o surgimento de novos negócios e a adaptação desses nesse novo cenário nunca foi tão necessário dar passos planejados rumo ao sucesso no mercado. Porém, antes de abrir a porta da sua empresa, ou de um novo projeto do seu negócio, você já parou para pensar se ela realmente trará os resultados esperados?

A partir desse anseio surge uma ferramenta fundamental que antecipa esses resultados: o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Mas afinal, Como o estudo de Viabilidade Técnica e Econômica pode garantir o sucesso do seu projeto? Continue lendo esse artigo para saber como!

Autor: Mateus Gomes


1. Ele informa o cenário econômico ideal para você!

Ao pesquisar o mercado, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) tem a função de analisar o ambiente a fim de identificar oportunidades a questões externas à empresa. A partir desse objetivo, é possível traçar uma estratégia mais adequada para promover o produto junto ao consumidor, indicando assim se existe um ambiente econômico favorável.

Portanto, a análise dessa segmentação de mercado é baseada em pesquisas, além de observar pesquisas realizadas na região, também coleta informações de potenciais consumidores e fornecedores, traçando modelos ideais e tendências futuras.


2. Ele indica as condições ideais para implementação!

Certo, mas quais são os elementos básicos fundamentais para que as atividades do seu projeto sejam viáveis? O EVTE também tem essa finalidade! Diversos pontos, desde aspectos técnicos até econômicos, são registrados estabelecendo as condições necessárias para a implementação do projeto, ressaltando as atividades administrativas e indiretas da sua organização.

Em um processo industrial, como exemplo, é fundamental estipular a quantidade gasta e investida na mão de obra, além de determinar quais são as máquinas você precisa em seu ambiente de trabalho. Dessa maneira, o efeito causado por esse estudo tem por finalidade também evitar problemas por falta de capacidade técnica no processo de desenvolvimento, salientando quais são os requisitos mínimos que os processos devem ter.


3. Ele prevê a viabilidade do seu projeto!

A viabilidade do seu projeto é baseada em dois pilares: os recursos técnicos indispensáveis e os aspectos econômicos relevantes e necessários para a implementação. À vista disso, a identificação dos custos é feita a partir da determinação dos gastos fixos e variáveis, como exemplo de uma pequena fábrica em que é necessário incluir despesas como o aluguel do estabelecimento como custo fixo e a manutenção do maquinário como variável.

Mas afinal, como o EVTE pode me ajudar a prever o lucro? Para ter essa resposta, é preciso projetar as receitas com base em todas as condições financeiras planejadas, mediando assim se o retorno econômico avistado é vantajoso ou não para você! Dessa forma, a partir de indicadores econômicos e técnicos, seu projeto passa por um estudo de viabilidade bastante completo, e os caminhos para o sucesso do seu negócio se tornam cada vez mais claros.


4. Ele transforma o seu projeto em realidade!

A partir do exposto, é notório o modo de como o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico impacta no planejamento e estruturação de projetos a serem desenvolvidos. Assim sendo, ter o apoio de uma consultora especializada é fundamental para o sucesso do seu projeto ao se tornar realidade (Leia também: 10 (dez) motivos para contratar uma Empresa Júnior de Consultoria).

Por conta disso a Prisma Jr. incluiu em sua carta o serviço de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, com o objetivo de cooperar e traçar uma análise a partir dos pontos citados anteriormente, cooperando com o seu negócio e tornando o Brasil um país cada vez mais empreendedor.

Quer garantir o sucesso do seu projeto com o EVTE? Não perca tempo e faça um diagnóstico totalmente gratuito com a nossa equipe especializada aqui.

74 visualizações