Conheça melhor os gargalos nos processos produtivos


Autora: Maria Gabriela


Ponto de estrangulamento, gargalo ou restrição é uma designação do componente que limita o desempenho ou a capacidade de todo um sistema, que se diz ter um estrangulamento. Trata-se de uma derivação metafórica do gargalo de uma garrafa, na qual a velocidade de saída do líquido é limitada pela dimensão do gargalo.


Um processo possui várias etapas e para que a produção ocorra sem problemas é necessário que todas essas etapas e áreas estejam alinhadas, evitando a existência de gargalos de produção que funciona como uma etapa com restrição que dificulta produtividade.


A seguir, explicaremos um pouco mais como funcionam os gargalos e como eles podem afetar o seu negócio.


1) O que acontece quando eu ignoro a existência do gargalo?


Quando ignora o gargalo, você começa a tomar decisões sem análise. Começa a tentar melhorar o processo sem nem conhecer qual é de fato o seu problema de produtividade. Nesse viés, é extremamente importante manter esses obstáculos sempre no radar, uma vez que podem ser a causa de diversos problemas dentro do negócio, levando a prejuízos e avanço de custos operacionais.


Em uma empresa, por exemplo, poderíamos pensar que para reduzir o tempo dos serviços seria necessário apenas aumentar a equipe responsável pelo mesmo, o que é contra os princípios de produção enxuta do Lean.


2) Todo processo tem restrição


Todo processo possui uma etapa mais demorada, mais complexa que o restringe. E quando você trabalha para melhorar isso o gargalo apenas muda de lugar, ou seja, ele não deixa de existir.


Por exemplo, se otimizarmos a produção de um documento de um determinado serviço, o gargalo pode passar a ser o contato com clientes no agendamento de capacitações, tarefa que dificilmente pode ser otimizada por empresa.


3) Se sempre existirão gargalos por que eu vou trabalhar para eliminá-los?


Essa resposta é muito simples: para ganhar mais dinheiro, ter mais tempo e conseguir fazer mais projetos simultaneamente!


Isso se chama melhoria contínua do processo. Ou seja, para ter mais faturamento você precisa atender mais clientes, e para isso é necessário produzir ou entregar mais através da otimização de tarefas que são gargalo.


4) Gargalo é sempre ruim?


O gargalo pode ser considerado um obstáculo bom. O problema aparece quando você precisar atender mais clientes. Caso você ainda não tenha chegado nesta etapa do seu negócio, o gargalo não vai fazer diferença e nem ser algo ruim, ele vai existir mas não vai impactar o processo.


Se, por exemplo, estivermos rodando vários projetos simultaneamente sem problemas, significa que os gargalos existem mas ainda não são capazes de causar problemas na execução de projetos.


Os Gargalos surgem naturalmente, pois, cada etapa do processo tem uma característica, podendo ser simples, fácil, difícil ou mais complexa. Então, o segredo de tudo é você conhecer o processo e saber onde as possíveis restrições surgirão.


Existe alguém responsável por ele?


Não existem pessoas culpadas, o que deve ser pensado é: Será que a pessoa possui os equipamentos necessários? Será que precisa de treinamentos mais avançados? A tecnologia não poderia ajudá-la? Pense que o culpado é sempre o processo e não as pessoas. Em outras palavras, não existem pessoas culpadas. Os problemas e a otimização pode acontecer simplesmente com a implementação do Lean e internalizando a melhoria contínua.


Gostou deste artigo? Compartilhe com os seus amigos que precisem de ajuda com os gargalos! Além disso, realizando um Procedimento Operacional Padrão é possível identificar esses gargalos com mais facilidade e resolvê-los de forma mais rápida. E o melhor? a Prisma oferece este serviço! Entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui!


#gargalos #POP

31 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA