O que é PCP e como funciona esse sistema de gestão em uma empresa?

Autora: Graziela Santana

Os processos da sua empresa não rodam tão bem quanto deveriam? Você tem muitos custos operacionais que impedem investimentos estratégicos? Os setores da empresa não são tão integrados quanto poderiam ser?


Se você respondeu sim para alguma das perguntas acima, a sua empresa pode estar precisando de um Planejamento e Controle de Produção! Como o próprio nome indica, o PCP é um sistema que se baseia na melhor definição dos fluxos de produção de determinado produto, por meio do planejamento prévio, padronização dos processos e do monitoramento dos resultados.


Quer saber como inserir o PCP no seu cotidiano? Confira a seguir!


1. Planeje a sua produção


Tudo que necessita ser colocado em prática, especialmente quando se trata de um negócio, deve ser devidamente planejado. Quando não há um roteiro a ser seguido, a produção passa a acontecer de forma aleatória ou orientada pelo feeling, acarretando um aumento nas possibilidades de gerar prejuízos e desperdícios de recursos, e consequentemente, perda de lucratividade.


Desse modo, é preciso estimar o quê, o quanto e quando os produtos devem ser produzidos para que os recursos sejam calculados e a capacidade produtiva e o estoque fiquem de acordo com a previsão de demanda.


2. Programe a sua produção

Com o planejamento realizado, é preciso programar as atividades operacionais para que a produção de fato ocorra. Nessa etapa, é preciso administrar os materiais, incluindo a gestão do estoque, e sequenciar o fluxo de produção para que a maior produtividade possível seja atingida.


Saiba mais como melhorar o controle de estoque na fábrica com dicas imperdíveis!


3. Controle a sua produção


Com o planejamento em prática, é preciso haver um acompanhamento próximo do desempenho da produção, para que possíveis falhas sejam corrigidas de maneira ágil. Para tal, é importante que o seu negócio possua indicadores de desempenho assertivos, que mensurem o que realmente importa na área produtiva. Além disso, práticas de melhoria contínua auxiliam no crescimento dos resultados, como ocorreu com empresas, de pequenas a grandes, como é o caso da Nike e da Toyota.


Com a aplicação do PCP em seu negócio, você conseguirá um aumento na produtividade, uma melhor tomada de decisão, uma redução de desperdícios e consequentemente, de custos operacionais. Além disso, o setor de vendas, de logística e de produção da sua empresa terão um alinhamento maior, com a comunicação mais facilitada.


Quer saber como implantar o PCP de forma personalizada para o seu negócio e como otimizar os seus processos em busca de lucros maiores? Entre em contato conosco e marque o seu diagnóstico completamente gratuito!





17 visualizações