Por que Uma Cultura Consolidada É Importante Para Você, Sua Equipe, Seus Clientes E Seus Resultados?

Atualizado: 22 de Set de 2019


Autores: Herton Araújo e Vitor Neves


Sinteticamente, existem 4 áreas em que as organizações podem se tornar únicas e superiores aos seus concorrentes.

  1. A primeira são os processos, que quando são bem definidos, proporcionam uma utilização mais efetiva dos recursos, aumento da produtividade e maior controle. Porém são facilmente copiados.

  2. A segunda área são os produtos, consequência dos processos. Portanto, requer um pouco mais de esforço, mas da mesma forma, são reproduzíveis.

  3. A terceira área possível para se diferenciar competitivamente é o seu modelo de negócio. A título de exemplo: a Uber, uma organização que oferece serviços de transporte sem possuir, necessariamente, os meios de transporte. Ou até mesmo a Airbnb, que oferece serviços de hospedagem sem possuir, necessariamente, um quarto próprio.


Nesse artigo, você aprenderá o quarto tipo de diferencial, a verdadeira singularidade das organizações, que é praticamente impossível de ser reproduzida: A Cultura Organizacional.


Antes de entendermos o porquê a cultura é tão importante, precisamos defini-la!


Quem nunca escutou que a cultura é a missão e os valores da organização? Há quem diga também, que o responsável pela cultura é a liderança, ou até mesmo, os eventos que a organização promove internamente. Na realidade, a cultura é muito mais que isso! É a essência de sua organização, englobando as políticas internas e externas. É a predisposição, ou seja, a forma como as pessoas pensam, sentem e fazem escolhas dentro do espaço de trabalho. Em suma, é um organismo vivo!


A cultura é acidente da história e das experiências vividas pela organização. Por conta disso é constantemente alterada, e para manter uma certa coerência na identidade, ela precisa ser CULTIVADA e MOLDADA diariamente. Para isso, existem três conceitos importantíssimos: os artefatos, os valores e os pressupostos.


  • Os artefatos são o aspecto mais visível da empresa, como as instalações, mobília e vestimenta dos funcionários. Pode não parecer muito relevante, mas espaços iluminados e confortáveis tendem a tornar as pessoas mais produtivas.

  • Os valores por sua vez são os princípios, normas e modelos importantes para a empresa, ou seja, as crenças que moldam o comportamento das pessoas.

  • Já os pressupostos são os aspectos internalizados da cultura, são as maneiras como se dão as interações entre os funcionários. A maneira de se comportar e agir.


A título de exemplo, vamos trazer um traço de cada área da cultura da Prisma- Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA:


  • Artefatos: Além da nossa vestimenta “Padrão Prisma”, obrigatória nos momentos de trabalho, na nossa sede há azulejos e quadros marcados com o nosso propósito e nossos “mandamentos”, crenças que serão explicitadas abaixo.

  • Valores: Orgulho de Ser Prisma, Resultados com Propósito, Protagonismo e Fazer Junto.

  • Pressupostos: “Comemos, vivemos e respiramos projetos”, “Cuidamos da nossa segunda casa”, “Valorizamos o Crescimento”, “Exalamos boas energias”, “Compartilhamos tudo”, “Nos preocupamos com as pessoas” e “Esse resultado é nosso!”. Esses são os nossos “7 Mandamentos” que regem todas as nossas interações.

Outro pressuposto muito interessante que ocorre ao final das nossas reuniões é o “Momento Salva de Palmas (MSP)”, em que os colaboradores reconhecem o trabalho do outro propondo um MSP.


Já ficou PERCEPTÍVEL a importância de uma cultura bem consolidada?


Uma cultura, quando bem consolidada, cria uma empresa única, tanto do ponto de vista do cliente, que após perceber a sua imagem, e ter uma experiência com a sua organização, ele consegue consolidar a identidade da mesma. Ou seja, para uma imagem alinhada com a identidade, precisa-se de uma cultura. Tanto do ponto de vista dos colaboradores, já que as pessoas buscam trabalhar com algo que tenha significado para elas, e é daí que surge um bom clima organizacional e o engajamento. Quanto aos resultados, pois uma cultura bem cultivada e moldada, é o verdadeiro diferencial competitivo de uma organização, a sua singularidade irreprodutível. E uma empresa única, é aquela que cultiva resultados únicos.


Diante de tudo o que foi exposto: É por isso que a Cultura é tão importante para você!


Conheça a Página Institucional da Prisma!



+ Saiba Mais: 10 Motivos Para Você Contratar Uma Empresa Júnior de Consultoria

62 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA