Descubra qual setor industrial mais sofre com a corrosão!

A corrosão é um processo natural e espontâneo, muito presente no dia a dia das indústrias. Esse processo promove a degradação parcial ou total de um equipamento, podendo gerar grandes consequências como desperdícios e acidentes.


É de conhecimento geral que a corrosão ataca todos os setores industriais. Mas você sabe qual deles é o mais afetado? Continue lendo esse artigo para descobrir!


Autora: Karla Pacheco


A corrosão é provocada por reações químicas com o meio ambiente, e justamente por isso que ela se encontra tão presente nas indústrias, uma vez que esse espaço possui o ambiente propício para tal processo. Diante disso, as substâncias envolvidas e os metais dos equipamentos industriais criam um clima favorável à oxidação, promovendo a corrosão eletroquímica.

Dessa forma, observando os setores industriais em geral, é possível chegar a conclusão daquele que mais sofre com o processo corrosivo: indústrias petrolíferas e petroquímicas.

Os equipamentos em todas as etapas da produção do óleo e gás na indústria de petróleo (extração e operações de refino) e, no seu transporte e estocagem, sofrem ataques constantes da corrosão. A indústria de petróleo contém uma grande variedade de ambientes corrosivos e, alguns destes são exclusivos para essa indústria. (LASEBIKAN,2011)

Nesse viés, as indústrias de petróleo são as mais favoráveis para o processo de corrosão, possuindo diversos aspectos relevantes para a corrosão eletroquímica, como: a composição do fluido de perfuração, a água utilizada, o aumento da acidez do meio provocado pela presença de gases, pressão e temperatura.


As consequências da corrosão nessa área podem ser catastróficas, tanto para a saúde dos trabalhadores como economicamente para a sua indústria (Leia 5 problemas causados pela corrosão de equipamentos para saber mais). Por isso a importância de estar atento aos seus equipamentos e providenciar medidas preventivas contra o processo corrosivo. Aqui na Prisma, nós temos o serviço de Análise de Corrosão, em que fazemos o estudo sobre todos os equipamentos, avaliando a situação dos mesmos e criando planos de ação para eventuais danos promovidos pela corrosão. Não perca tempo e faça agora um diagnóstico gratuito com a nossa equipe especialista aqui!


Referências

Lasebikan, B. A.; Akisanya, A. R.; Deans, W. F.; Macphee, D. E.The effect of hydrogen sulphide on ammonium bisulphite when used as an oxygen scavenger in aqueous solutions.Corrosion Science2011, 53, 4014.


106 visualizações