Descubra qual setor industrial mais sofre com a corrosão!

A corrosão é um processo natural e espontâneo, muito presente no dia a dia das indústrias. Esse processo promove a degradação parcial ou total de um equipamento, podendo gerar grandes consequências como desperdícios e acidentes.


É de conhecimento geral que a corrosão ataca todos os setores industriais. Mas você sabe qual deles é o mais afetado? Continue lendo esse artigo para descobrir!


Autora: Karla Pacheco


A corrosão é provocada por reações químicas com o meio ambiente, e justamente por isso que ela se encontra tão presente nas indústrias, uma vez que esse espaço possui o ambiente propício para tal processo. Diante disso, as substâncias envolvidas e os metais dos equipamentos industriais criam um clima favorável à oxidação, promovendo a corrosão eletroquímica.

Dessa forma, observando os setores industriais em geral, é possível chegar a conclusão daquele que mais sofre com o processo corrosivo: indústrias petrolíferas e petroquímicas.

Os equipamentos em todas as etapas da produção do óleo e gás na indústria de petróleo (extração e operações de refino) e, no seu transporte e estocagem, sofrem ataques constantes da corrosão. A indústria de petróleo contém uma grande variedade de ambientes corrosivos e, alguns destes são exclusivos para essa indústria. (LASEBIKAN,2011)

Nesse viés, as indústrias de petróleo são as mais favoráveis para o processo de corrosão, possuindo diversos aspectos relevantes para a corrosão eletroquímica, como: a composição do fluido de perfuração, a água utilizada, o aumento da acidez do meio provocado pela presença de gases, pressão e temperatura.


As consequências da corrosão nessa área podem ser catastróficas, tanto para a saúde dos trabalhadores como economicamente para a sua indústria (Leia 5 problemas causados pela corrosão de equipamentos para saber mais). Por isso a importância de estar atento aos seus equipamentos e providenciar medidas preventivas contra o processo corrosivo. Aqui na Prisma, nós temos o serviço de Análise de Corrosão, em que fazemos o estudo sobre todos os equipamentos, avaliando a situação dos mesmos e criando planos de ação para eventuais danos promovidos pela corrosão. Não perca tempo e faça agora um diagnóstico gratuito com a nossa equipe especialista aqui!


Referências

Lasebikan, B. A.; Akisanya, A. R.; Deans, W. F.; Macphee, D. E.The effect of hydrogen sulphide on ammonium bisulphite when used as an oxygen scavenger in aqueous solutions.Corrosion Science2011, 53, 4014.


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

 ENTRE EM Contato CONOSCO! 

Responda o formulário para um diagnóstico gratuito!

Ou caso tenha urgência, entre em contato por telefone.

TELEFONE: (71) 99961-0955

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

© 2021 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle