Diminua o desperdício e aumente o lucro


Autor: Davi Lacerda


A crise causada pelo coronavírus tem trazido muitos anseios e prejuízos para as micro, pequenas e médias empresas. Mas calma, traremos algumas dicas a seguir que poderão ajudar sua empresa a superar a crise!!


Você já pode ter percebido que algumas empresas nesse momento de crise estão se saindo muito bem e contornando muito bem essa situação. Daí você se pergunta, ‘’O que eles têm que minha empresa precisa ter também’’. A resposta para isso é muito simples: Pense de forma enxuta!


No cenário da revolução digital, muitas empresas tradicionais vêm perdendo espaço para empresas que possuem um modelo de negócio disruptivo, ou seja, que usam da inovação a favor do seu negócio, as organizações exponenciais. Assim, em um cenário de crise causada pelo COVID-19, torna-se mais emergencial ainda que as empresas se apropriem da inovação para dar a melhor solução para o mercado.


Com um entendimento de que as coisas atualmente são muito rápidas e tudo se desenvolve de forma exponencial, utilizar-se da teoria do Lean Startup de Eric Ries é muito valioso na hora de evitar desperdícios de tempo e dinheiro, quando se trata de propor uma solução para o mercado ou uma estratégia em seu negócio. Dito isso, traremos algumas dicas de como diminuir desperdícios e, consequentemente, aumentar seu lucro:


1-Foco no cliente:

Os clientes de fato são os maiores patrimônios das empresas e, por isso, é de fundamental importância encontrar o que a sua empresa pode fazer para proporcionar a melhor solução para a dor do cliente num determinado mercado.


2- MVP (em Português, Mínimo Produto Viável)

Agora que você já entendeu a dor do cliente e o mercado em questão, precisa partir para ação. O foco aqui é evitar perdas de capital e tempo. Sua empresa precisa focar na construção de um produto que contenha apenas as funções necessárias para que ele cumpra seu papel para o qual foi planejado. Depois desse passo, teste seu produto no mercado!


3- Medição

Após criar e testar o produto no mercado, sua empresa precisa medir os resultados trazidos a partir disso. Nesse momento, sua negócio precisa de métricas úteis para o crescimento, que de fato mostrem se sua estratégia está dando resultado, ou seja, evite métricas de vaidade.


4- Aprenda ‘’A única maneira de vencer é aprender mais rápido do que qualquer outro’’

‘’Erre rápido e aprenda rápido’’. Nesse momento, o ideal é analisar criticamente os dados obtidos a partir das métricas, aprimorar seu produto e enviá-lo novamente para testes no mercado e, assim, sucessivamente de forma a entrar num ciclo de melhoria contínua.


E aí, gostou do artigo? Recomende a seus amigos.


Caso tenha tido interesse em saber mais sobre como implementar isso em seu negócio, entre em contato conosco. Temos membros em nossa empresa especializados em melhoria contínua (Six Sigma)

36 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA