Eficiência Produtiva em 3 Etapas

É possível alcançar o máximo de produtividade, de forma racional e sustentável e gastando o mínimo de recursos? Esses são os princípios e objetivos da eficiência produtiva. Nesse artigo você verá como isso pode ser feito!



Autor: Lucas Vieira


O conceito de Eficiência Produtiva reside no âmbito da Economia, e, como o próprio nome sugere, tem como principal ideia alcançar o pico de produção de forma eficiente, através de fatores tecnológicos e metodologias organizacionais.


Para isso ocorrer, é necessário estabelecer um limite produtivo e reduzir ou até mesmo extinguir o volume de produção de outros bens que dificultem em alcançar esse objetivo. O cuidado com a matéria-prima é algo que infelizmente nem sempre ocorre no meio corporativo. Por isso, reaproveitar ou minimizar o desperdício de insumos tornará a sua produção muito mais sustentável e consciente.


Confira agora três caminhos fundamentais para estabelecer a Eficiência Produtiva e os seus resultados:


1. Tenha profissionais motivados e que entendam o propósito do projeto:


Antes de tudo, para que a Eficiência Produtiva seja implementada, é fundamental realizar capacitações (como a Prisma oferece) e investir nos funcionários, promovendo a motivação. Para isso, estabelecer metas e objetivos, através de algumas metodologias de gestão como os OKR’s (Objective and Key Results) fará com que fique claro o que precisa ser feito e as formas de chegar lá.


2. Mapeie o processo produtivo e busque identificar os gargalos:


Uma boa forma de se mapear o que acontece dentro de uma empresa é fazer um fluxograma de todo o processo. Assim, se poderá ter uma visão macro de como tudo ocorre. Indo mais a fundo, ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Mapeamento de Fluxo de Valor e Gráfico de Pareto facilitam no diagnóstico das causas-raiz de eventuais problemas presentes. Uma vez identificados de forma muito precisa, ficará muito mais fácil de saber onde atuar.


3. Economize tempo e energia;


Sabe o que iguala você e Jeff Bezos, presidente da Amazon e a pessoa mais rica do mundo atualmente? Ambos possuem 24h no seu dia. Por isso, é essencial ter uma boa gestão do tempo, para que se economize em etapas que demoram mais que o necessário e exigem mais energia dos colaboradores e funcionários. A grande chave que irá ativar esse caminho é trabalhando a produtividade, a capacidade de produzir bem e racionalmente em menos tempo, levando à eficiência.


Como visto, a Eficiência Produtiva pode trazer muito mais organização e eficácia na forma de produzir seus produtos, mas para isso, é preciso elaborar algumas estratégias e métricas para atingir as metas estabelecidas, como as citadas nesse artigo.


Para que de fato ela seja implementada, ter um acompanhamento do processo produtivo e mensurar os resultados objetivos são ações a serem feitas. Felizmente, essa assistência pode ser dada por empresas de consultoria, como a Prisma!


Se interessou pelo impacto e resultados que a Eficiência Produtiva pode oferecer ao seu estabelecimento? Compartilhe para conhecidos do meio dos negócios, dos pequenos aos grandes, e busque contato conosco!

Referências:

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/eficiencia-produtiva/

https://eadbox.com/eficiencia-produtiva/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/eficiencia-produtiva-implantar-conceito-dentro-empresa/

26 visualizações

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)