Entenda a importância da análise de água para cerveja

As prateleiras de supermercados e bares oferecem uma enorme variedade de bebidas alcoólicas, mas não tem jeito, a cerveja segue sendo a queridinha dos brasileiros. Aliado ao consumo, o Brasil vem registrando crescimento significativo quanto ao mercado de cerveja artesanal e o número de cervejarias contou com o aumento de 30% no primeiro semestre de 2020. Por trás dessa bebida consumida no mundo inteiro, existe um componente que dita as regras da sua qualidade e sabor final, a água.


Autora: Jessica Correia


A água é a principal matéria prima para a produção de cerveja, representando mais de 90% da sua composição, por isso para garantir o melhor sabor possível para a bebida, alguns parâmetros referentes a água utilizada, devem ser observados, pois conferem influência direta no produto final e no estilo de cada tipo de cerveja que se deseja produzir.

Listamos abaixo alguns fatores físico-químicos que influenciam diretamente na cerveja produzida:


1. Potabilidade

Existem padrões de potabilidade definidos por lei para a produção de bebidas alcoólicas e cada uma das bebidas possuem seus próprios padrões. Para a cerveja, é necessário conhecer detalhadamente as características físico-químicas e microbiológicas da água. Esse detalhamento permite conhecer e se adequar aos padrões referentes à cor, neutralidade, turbidez, materiais orgânicos e quantidades máximas de íons e compostos permitidos.


2. Presença de íons


Naturalmente os íons fazem parte da composição química da água, consequentemente a quantidade da matéria prima presente na produção de cerveja, traz o aumento da presença desses íons. Esses elementos químicos podem reagir facilmente entre si, bem como os demais elementos dos ingredientes da cerveja, portanto a presença de íons conferem diversas características ao produto final e sabor esse desejável ou não, sendo necessário conhecer a sua composição e concentração para alcançar o produto idealizado.


3. pH da água


Medir o pH da água utilizada é importante para conhecer a acidez ou alcalinidade da mesma. Esse parâmetro depende da composição química da água, assim as diversas fontes podem apresentar diferentes medidas de pH. Se tratando da cerveja, o pH pode influenciar na cor e na proteção biológica. Assim como os outros parâmetros mencionados, esse também confere características a cerveja.


Além dos fatores aqui listados, existem outros como dureza da água, concentração de oxigênio e análises minuciosas que precisam ser realizadas para a produção da melhor cerveja possível, seja ela para consumo próprio o para garantir um lugar de destaque nesse mercado que segue em alta e cada vez mais competitivo.


Quer entender a composição da principal matéria prima da sua cerveja? Faça como outros produtores e solicite uma análise de água, entrando em contato com nossa equipe aqui.




Referência: Mercado de cerveja artesanal cresce em 2019 e número de cervejarias aumenta 30% no primeiro trimestre de 2020.

14 visualizações

 ENTRE EM Contato CONOSCO! 

Responda o formulário para um diagnóstico gratuito!

Ou caso tenha urgência, entre em contato por telefone.

TELEFONE: (71) 99961-0955

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle