Entenda a importância do Procedimento Operacional Padão (POP)


Autora: Marina Borges


Durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), não é segredo que o mercado sofreu um impacto forte, os padrões de consumo estão mudando e muitos negócios têm encontrado dificuldades em se manter competitivo, seja necessidade de cortar gastos ou pela redução de funcionários trabalhando presencialmente.


Em meio a tantos obstáculos, como garantir a qualidade do produto e serviço?


É a partir desse questionamento que nasce o conceito de POP (Procedimento Operacional Padrão) que consiste num conjunto de instruções minuciosas documentadas sobre um processo dentro de uma organização.


Em primeira instância, pode parecer um procedimento supérfluo e as vantagens não sejam tão claras, por isso nesse artigo destrincharemos esses pontos para ajudar você a decidir aplicar o POP no negócio. Então continue acompanhando a leitura!

1) Processos mais rápidos


Quando o passo a passo de um processo é muito claro e conhecido por todos, adquire-se uma fluidez de trabalho, com menos incertezas na execução, resultando assim em processos realizados mais rapidamente. A partir da implementação do POP também é possível enxergar mais facilmente etapas desnecessárias e obstáculos, retirá-los e consequentemente aumentar velocidade de produção. Dessa forma, há aumento da produtividade e redução do lead time (tempo de entrega) para o cliente.

2) Controle de despesas e desperdícios


Em processos carentes de padronização, as variações de insumos geram incertezas que refletem no planejamento financeiro da organização. Ao padronizar os processos, há uma previsibilidade da quantidade de insumos necessária, evitando saída de produtos com custo maior ou menor que o suficiente. Assim, insumos e horas de trabalho não serão desperdiçados, possibilitando um planejamento realista e investimentos.


3) Gestão de conhecimento

Com informações bem definidas e transparentes, é possível delegar atividades para um número maior de pessoas, aumentar a velocidade do treinamento de novos funcionários, não algemando um processo a um único profissional.


Além disso, em casos de dúvidas quanto a algum procedimento, o POP poderá ser consultado a qualquer momento, já que este serve como base para a maneira adequada que um processo deverá ser realizado.

4) Garante a qualidade


A confiabilidade nos processos é a maior e mais notável quando se adota um POP. Erros são minimizados em todas as etapas, assim o produto ou serviço é entregue aos clientes de forma constante e dentro do esperado. Também, torna-se mais fácil e rápido fazer qualquer manutenção ou ajuste porque fica mais visível em qual etapa do processo está o problema. Todos esses fatores combinados aumentam a competitividade do empreendimento, atraindo e fidelizando mais clientes.

E então? Conseguiu enxergar como a Padronização Operacional de Processos pode ajudar o seu negócio? Nesse momento, é muito importante que seja feita por profissionais experientes nesse serviço. Entre em contato conosco e indique para amigos que possam ter o mesmo interesse!

#POP #padronização


7 visualizações

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)