Entenda os benefícios da melhoria contínua para o seu negócio

Atualizado: Jul 31

Melhorar continuamente. Isso não aparenta ser tudo de bom? Pois de fato é. Essa ideia, além de poder ser internalizada no seu dia-a-dia, vem sendo aplicada por grandes empresas ao redor do mundo e sendo algo cada vez mais comentado no ramo empresarial.


Para aprender e entender melhor como funciona essa prática e quais benefícios podem acontecer no seu negócio, acompanhe a leitura deste artigo!



Autor: Lucas Vieira

Mas afinal, o que é?


A Melhoria Contínua é uma filosofia ou prática com origem no Japão, através do grupo Toyota, e surgiu num contexto pós Segunda Guerra Mundial. É também chamada de Kaizen (significa “melhoria” em japonês) e, quando se aplica ao ramo de negócios, tem como objetivo eliminar desperdícios e aumentar a produtividade.


Confira agora os 3 principais benefícios que o processo da Melhoria Contínua poderá trazer ao seu negócio ou estabelecimento, visando alcançar melhores resultados, de forma ininterrupta.


1 – IMPLEMENTA A CULTURA DO APERFEIÇOAMENTO SEM FIM


Antes de estar pronto para implementar esta filosofia em qualquer ambiente, é essencial que todos entendam o propósito de realizar aquilo. Para isso, a Melhoria Contínua tem que fazer parte da cultura da sua empresa, análogo a um mantra interno. Não se trata apenas de melhorar processos, mas sim de uma filosofia de negócio!


Além disso, adotar e internalizar o conceito do aperfeiçoamento contínuo de seus processos fará com que o olhar crítico da sua empresa esteja sempre sendo desenvolvido, na busca por encontrar problemas e solucioná-los, a fim de trazer melhores resultados para todos os setores.

Uma forma prática de visualizar isso é que a lógica da Melhoria Contínua pode ser implementada para resolver processos internos, através de uma excelente abordagem para alcançar esse objetivo, o ciclo PDCA:


1) Plan (Planejar) – Localizar os problemas e montar um plano de ação

2) Do (Fazer) – Treinar os envolvidos e executar o plano

3) Check (Verificar) – Verificar se os objetivos estão sendo alcançados

4) Act (Agir) – Implementar o novo método e tornar o “novo normal”


2 – MAPEIA QUAIS OS PROBLEMAS EXISTENTES


Uma das grandes vantagens da Melhoria Contínua e suas formas de abordagem é o fato de poder mapear e visualizar todo o fluxo de trabalho presente no seu estabelecimento. Depois, através de ferramentas como os 5 Porquês ou Diagrama de Ishikawa, será possível identificar as causas-raiz dos problemas levantados anteriormente.


É natural que, ao mapear os processos no seu negócio, sejam identificados diversos problemas a serem “atacados”. Porém, é essencial entender que é necessário ter um foco para melhorar a atividade que possa gerar mais resultado. Afinal, se você quiser melhorar tudo de vez, acabará sem conseguir nada, desperdiçando tempo e esforço.


Além disso, uma excelente forma de adoção da filosofia da Melhoria Contínua é por meio da metodologia Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta). Uma grande prova disso é o fato de grandes e famosas empresas do mercado mundial como Toyota, Nike, Intel, Textron e Kimberly-Clark aplicarem o Lean com sucesso.


3 – TRAZ PADRONIZAÇÃO AO PROCESSO


''Onde não há padrão, não pode haver melhoria'' Taiichi Ohno


Esta frase do considerado principal responsável pelo Sistema de Produção Toyota já diz tudo! Para que a implementação da melhoria gere resultados, é essencial padronizar os processos existentes, no intuito de que o seu resultado final sempre seja o mesmo, mantendo a qualidade.


Uma boa forma de visualizar este ponto é num restaurante ou empresa do ramo alimentício. Como um mesmo prato pode ter a mesma qualidade e agradar o cliente se é feito de formas completamente distintas pelos cozinheiros?


Com isso, um dos grandes benefícios trazidos pela Melhoria Contínua é justamente o de manter um padrão na forma como uma atividade é executada, facilitando o entendimento de todos os envolvidos (até mesmo de pessoas que cheguem na empresa tempos depois da implementação do novo método) e o fluxo de trabalho.


Antes de tudo, uma filosofia versátil


É importante ressaltar também que a Melhoria Contínua se destaca pela sua versatilidade de aplicação! Como a ideia central é aprimorar continuamente a forma como os processos ocorrem, pode ser realizado em diversos setores, como o já citado alimentício, industrial e até mesmo na área da saúde.


Melhorar continuamente é o lema!


Num mundo atual tão volátil, incerto, complexo e ambíguo, não se atualizar e estar constantemente melhorando seus processos é um grande erro! Para evitar isso, é essencial buscar implementar ferramentas como o PDCA, Lean Manufacturing e a ideia da melhoria contínua no seu negócio.


A Prisma realiza diagnósticos para Lean e também conta com serviços baseados na ideia desta prática, como o Eficiência Produtiva, contando também com orientação de Murilo Souza, Master Black Belt do Lean Six Sigma e grande referência no mercado sobre o assunto!


O que está esperando para ter uma avalanche de resultados na sua empresa? Tenha contato conosco por aqui. Caso queira saber mais e masterizar seu conhecimento no assunto,

se inscreva nos nossos cursos da filosofia Six Sigma!!


Gostou do artigo e entendeu mais sobre essa importante filosofia? Divulgue entre seus conhecidos e expanda o conhecimento!


Referências:

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/melhoria-continua

https://pluga.co/blog/gestao-empresarial/o-que-e-melhoria-continua/

https://kanbanize.com/pt/gestao-lean/melhoria/o-que-e-melhoria-continua

https://caetreinamentos.com.br/blog/lean-manufacturing/empresas-que-aplicam-lean-manufacturing/

38 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA