Entenda seu papel diante da geração de lixo no carnaval.

Atualizado: Abr 6


Autora: Amanda Ribeiro


No ano de 2017, cerca de 119 quilogramas de lixo foram retirados apenas do mar da Barra, em Salvador, logo após o carnaval. Os materiais encontrados variavam entre latas de bebida, bitucas de cigarro, roupas íntimas e até vassoura e cadeira de escritório.


Infelizmente, a grande geração de resíduos durante o carnaval não permaneceu no passado. Em 2019, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) recolheu 811 toneladas de resíduos sólidos na cidade em apenas três dias de folia.]


Essa significante quantidade de resíduos gerados durante o período festivo causa danos ao meio ambiente devido ao tempo necessário para que tais materiais se decomponham na natureza. Mas, além disso, causa grandes gastos de dinheiro público e de recursos naturais, uma vez que, por exemplo, foram gastos mais de 1,8 milhões de litros de água e de 1330 litros de detergente na limpeza das ruas em três dias de festa na cidade de Salvador, ainda em 2019.


Também é importante lembrar que a realidade do lixo no carnaval não se restringe a Salvador, sendo verificada em cidades de todo o Brasil.


Ficou preocupado com os dados? Calma! Separamos algumas dicas para aproveitar o carnaval de forma sustentável:


1 – Leve seu copo:

Se você consome bebidas durante a festa, é recomendável que leve um copo para a folia. Isso impede a geração de resíduos através do uso de copos e/ou canudos descartáveis. Além disso, existem alternativas simples para que você consiga realizar essa prática, como copos retráteis que cabem dentro do bolso ou canecas com alças para o pescoço.


2 – Utilize glitter ecológico:

O glitter é, diversas vezes, composto de microplásticos que poluem o meio ambiente. Por isso, na hora de comprar glitter, é interessante verificar alternativas descritas como biodegradáveis, ou ainda, verificar tutoriais na internet sobre como fazer glitter ecológico em casa!


3 – Faça seu próprio confete:

Ao invés de gastar dinheiro com confetes feitos de papel, que causam poluição das ruas, você pode utilizar folhas secas e um perfurador para fazer seu próprio confete sustentável e biodegradável, como mostrado na imagem:



Fonte imagem: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/eco-confete-e-outras-ideias-sustentaveis-e-originais-para-o-carnaval/


4 – Prefira latas às garrafas:

Como as latas são altamente recicláveis, é preferível comprar bebidas armazenadas nesse tipo de embalagem ao invés de garrafas de vidro ou plástico. Além disso, a reciclagem de latas de alumínio gera renda para mais de 800 mil catadores no nosso país.


5 – Escolha uma fantasia sustentável:

Se for usar uma fantasia, é interessante impedir roupas com adereços que podem cair pelas ruas ou, ainda, as que ficam inutilizadas após o uso. Você pode repetir fantasias de anos anteriores ou mesclar diferentes elementos que já possui em casa. Mas se quiser uma fantasia nova, você pode buscar marcas ecológicas! Sabia que algumas marcas utilizam tecidos que seriam descartados?


6 – Opte por transporte sustentável:

Algumas alternativas são ir a pé, de bicicleta ou de transporte público. No entanto, sabemos que tais opções podem não ser muito seguras à noite. Nesse caso, você pode se deslocar com seus amigos juntos no mesmo veículo evitando, assim, maiores emissões de CO2 e ainda economizando durante o trajeto (mas não vale beber e dirigir, hein? Você pode chamar um carro por aplicativo).


7 – Jogue o lixo no lixo:

Essa última parece óbvia, mas é sempre bom lembrar que o lixo descartado inadequadamente pode parar em estradas, bueiros ou, ainda, no mar. Além disso, você pode entregar as latas vazias diretamente aos catadores presentes nas ruas.

Você ainda pode retirar os lacres das latas de bebidas para entregar em pontos de coleta que recolhem esses lacres para enviá-los à reciclagem e, com o dinheiro obtido, doam cadeiras de rodas para quem precisa. Esses pontos podem ser facilmente encontrados na internet. Além disso, nos dispomos a receber esses lacres na nossa sede para entregar em pontos de coleta em Salvador! Nós ficamos localizados na rua Prof. Aristídes Novis, 2, Federação, no sexto andar da Escola Politécnica da UFBA.


Gostou desse artigo? Compartilhe com seus conhecidos para termos um carnaval cada vez mais sustentável!



Referências:

https://bahia.ba/carnaval2019/em-tres-dias-de-folia-agentes-da-limpur-retiram-mais-de-800-toneladas-de-lixo/

https://ecotelhado.com/depois-do-carnaval-toneladas-de-lixo-sao-recolhidos-em-todo-o-brasil/

https://www.hypeness.com.br/2018/02/carnaval-sem-lixo-7-maneiras-de-cair-na-folia-de-forma-sustentavel/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/6-atitude/2147-pule-o-carnaval-de-um-jeito-sustentavel.html

https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade/carnaval-folia-produz-toneladas-de-lixo-nas-ruas

#carnaval #lixo #sustentabilidade #fantasiasustentavel #carnavalecologico

0 visualização

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)