Qual a importância socioambiental da destinação correta de resíduos industriais?

Atualizado: Jul 13

Em um país como o Brasil, onde há um número significativo de indústrias, existe uma produção de cerca de 33 milhões de toneladas de resíduos por ano. Os resíduos industriais devem ser separados dos demais, assim como deve ser descartado de forma adequada, visto sua periculosidade e os impactos que pode causar. Quer entender melhor a importância tanto social quanto ambiental da destinação correta desses resíduos? Continue lendo esse artigo!

Autora: Isabela Barbosa


Primeiramente, é evidente a necessidade da destinação adequada dos resíduos para o meio ambiente. Devido à sua composição, normalmente perigosa, o lixo industrial é capaz de contaminar o nosso ar e solo, afetando diretamente a vida humana e animal, bem como da nossa flora. Assim, faz-se necessário saber como destiná-lo a fim de garantir a preservação.


Ainda no âmbito ambiental, com a destinação feita corretamente, é possível evitar o desperdício de material e permitir até mesmo a reciclagem de diversos materiais. Dessa forma, há um benefício econômico no sentido de reduzir os custos com matéria prima, além de ajudar na diminuição de consumo dos insumos do nosso planeta, que são cada vez mais explorados. Ademais, em muitos casos, os resíduos industriais podem ser aproveitados como excelentes fontes de combustível para as etapas de produção das próprias indústrias ou até mesmo de outras. Considerando o cenário mundial de disputa por combustíveis, esse benefício pode assumir grande relevância ambiental e social.


Por fim, o destino final adequado para resíduos industriais preserva a saúde pública, já que, se feito de acordo com a legislação adequada, pode evitar impactos na saúde de pessoas afetadas diretamente por esses resíduos, como funcionários, e indiretamente, como consumidores e até populações próximas às áreas industriais.


Devido a todo o que foi citado, a Prisma Jr. tem na sua carta de serviço a Destinação de Resíduos Sólidos (DRS), visando traçar a destinação correta baseando-se nas normas previstas. Quer saber se podemos te ajudar a impulsionar a sua empresa, gerando menos custo e um melhor direcionamento para seus produtos industriais indesejados? Entre em contato conosco gratuitamente clicando aqui!


34 visualizações