Inscrições no Sisu Chegando: O Que Faz Um Engenheiro Químico?

Ao redor do mundo, existe uma indagação feita às pessoas desde tenra idade: “O que você quer ser quando crescer?” e, com o passar dos anos, a curiosidade daqueles ao redor e do próprio indivíduo não se esvai, mas com o tempo e o ganho de maturidade há muito mais em jogo nesta questão do que o simples desejo infantil.


Autora: Iviny Andrade


É natural, portanto, que estudantes ao deparar-se com a chegada da tomada de decisão sejam tomados por nervosismo e reflexões ansiosas do que “farão” das suas vidas. Além de ser muito comum a pressão exercida pela família para que seja feita a escolha de algum curso específico, já que estamos falando da sua vida, é importante que se tenha em mente que, em última análise, é a sua vontade unida a um exercício de autorreflexão sobre como conciliar seus interesses presentes com seus sonhos sobre o futuro que deve determinar a escolha do que seja ideal para você!


Queremos ajudá-lo nessa jornada! Assim, nós da Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA, mostraremos a você o que um profissional da área normalmente faz. Será feita, também, uma breve passagem pelo dia a dia na faculdade. Sobretudo, é importante salientar a variedade de possibilidades no mercado de trabalho para um engenheiro químico, o que se torna uma motivação adicional para escolher e seguir no curso de Engenharia Química.


Começando pela faculdade, o curso de Engenharia Química pode não ser dos mais fáceis, é um curso desafiador e requer um certo perfil do profissional formado na área, mas não há motivos para preocupação: as competências são desenvolvidas ao longo do curso e das atividades que você realiza na faculdade. A grade do curso usualmente é composta por matérias mais genéricas inicialmente, como cálculos, físicas, químicas, Geometria Analítica, Álgebra etc., até que, eventualmente, por volta do quinto semestre, as matérias tornam-se mais específicas e voltadas para a área da Engenharia Química.


Não é necessário ser, por exemplo, um gênio das exatas para cursar Engenharia Química: ser interessado pelo que a área tem a oferecer e força de vontade podem te ajudar a encarar essa jornada, uma vez que a faculdade irá proporcionar, por vezes, workshops, semanas de Engenharia Química, bem como inúmeras atividades extracurriculares que poderão estimular você e motivá-lo a permanecer no curso e estudar o suficiente para ser aprovado nas matérias, por mais complexas que algumas delas sejam!


Há inúmeras faculdades espalhadas pelo Brasil que ofertam o curso de Engenharia Química, praticamente todos os institutos e universidades federais e estaduais, pontifícias e tantas outras universidades privadas. De acordo com o U.S. Bureau of Labor Statistics, segue um resumo de algumas tarefas de engenheiros químicos:


  • Conduzir pesquisas para desenvolver processos de fabricação novos e melhorados;

  • Estabelecer procedimentos seguros para aqueles trabalhando com químicos perigosos;

  • Desenvolver processos para separar componentes líquidos e gasosos, ou para geração de correntes elétricas, através do uso de processos químicos controlados;

  • Desenvolver e planejar o layout de equipamentos;

  • Conduzir testes e monitorar a performance de processos ao longo da produção;

  • Solucionar problemas com processos de fabricação;

  • Avaliar equipamentos e processos para assegurar a conformidade com regulamentos de segurança e ambientais;

  • Estimar custos de produção para gerenciamento.


Dessa forma, uma das competências a serem desenvolvidas durante a formação de um engenheiro químico é o raciocínio lógico apurado e a capacidade de resolver problemas deve, também, ser aguçada, preferencialmente de uma maneira rápida e assertiva. Tantas informações parecem assustadoras, não? Mas não há com o que se preocupar: como dito anteriormente, as competências citadas e tantas outras serão desenvolvidas naturalmente, não é necessário ser super-humano e, sobretudo, quando você ocupar um determinado cargo como engenheiro químico, haverá certas capacidades que serão mais necessárias da sua parte, e com o ganho de experiência e costume com a rotina, como em qualquer outra área profissional, isso não será um problema!


Da sacola utilizada por você para comprar algum alimento industrial ao detergente utilizado para limpar o recipiente no qual ele foi posto, há o trabalho de um engenheiro químico envolvido. Apesar do exemplo dado, é errônea a visão de que engenheiro químico apenas trabalha em chão de fábrica: na indústria farmacêutica e de cosméticos, medicina, nos fertilizantes, fibras sintéticas da sua roupa, no combustível dos carros, em inúmeros cargos executivos e em boa parte das técnicas desenvolvidas para melhorar o que está ao seu redor, há o trabalho de um engenheiro químico!


Pesquise um pouco mais, verifique as disposições de outras áreas profissionais, faça uma autorreflexão e avalie o que é melhor para você! Teste, caso preciso, mas opte por conciliar inteligentemente os diversos fatores imprescindíveis na tomada desta decisão e boa sorte!


“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.

Cora coralina

101 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA