Inscrições no Sisu Chegando: O Que Faz Um Engenheiro Químico?

Atualizado: Jul 18

Ao redor do mundo, existe uma indagação feita às pessoas desde tenra idade: “O que você quer ser quando crescer?” e, com o passar dos anos, a curiosidade daqueles ao redor e do próprio indivíduo não se esvai, mas com o tempo e o ganho de maturidade há muito mais em jogo nesta questão do que o simples desejo infantil.


Autora: Iviny Andrade


É natural, portanto, que estudantes ao deparar-se com a chegada da tomada de decisão sejam tomados por nervosismo e reflexões ansiosas do que “farão” das suas vidas. Além de ser muito comum a pressão exercida pela família para que seja feita a escolha de algum curso específico, já que estamos falando da sua vida, é importante que se tenha em mente que, em última análise, é a sua vontade unida a um exercício de autorreflexão sobre como conciliar seus interesses presentes com seus sonhos sobre o futuro que deve determinar a escolha do que seja ideal para você!


Queremos ajudá-lo nessa jornada! Assim, nós da Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA, mostraremos a você o que um profissional da área normalmente faz. Será feita, também, uma breve passagem pelo dia a dia na faculdade. Sobretudo, é importante salientar a variedade de possibilidades no mercado de trabalho para um engenheiro químico, o que se torna uma motivação adicional para escolher e seguir no curso de Engenharia Química.


Começando pela faculdade, o curso de Engenharia Química pode não ser dos mais fáceis, é um curso desafiador e requer um certo perfil do profissional formado na área, mas não há motivos para preocupação: as competências são desenvolvidas ao longo do curso e das atividades que você realiza na faculdade. A grade do curso usualmente é composta por matérias mais genéricas inicialmente, como cálculos, físicas, química