Lean Manufacturing: Impulsione o seu Negócio

Atualizado: Jul 31

O Lean Manufacturing foi desenvolvido pela Toyota na década de 1950, no Japão. Assim, foi o principal combustível que contribuiu na transformação da empresa em uma das principais indústrias do segmento automotivo. Sistema Toyota de produção (STP) pela cultura popular, consiste em um grupo de técnicas que, quando combinadas e amadurecidas, permitirão a você reduzir e depois eliminar os seis desperdícios. A ideia central é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício. Simplesmente, lean significa criar mais valor para clientes com menos recursos.



Autora: Maria Gabriela Sena


Com o constante trabalho para eliminação das atividades que não agregam valor ao processo, a Toyota se tornou o principal exemplo de empresa enxuta no mundo.


O que é Lean Manufacturing conceitualmente falando?


Entendemos o Lean Manufacturing como um conjunto de ferramentas que auxilia na identificação e eliminação do desperdício, melhora a qualidade e permite reduzir o tempo e o custo de produção. Na definição, também percebemos que os termos japoneses usados pela Toyota também estão fortemente difundidos, principalmente no que tange as ferramentas. Entre elas destacam-se a melhoria contínua de processos (kaizen), os 5 porquês e o sistema à prova de erros (poka-yoke). Neste contexto, a técnica pode ser considera muito similar a outra centena existente cujo objetivo é melhorar processos.


Como o Lean inclui as pessoas?


Os gerentes e executivos envolvidos nas transformações lean pensam em três questões fundamentais de negócios que devem guiar a transformação de toda a organização:


I. Propósito: Quais problemas do cliente a empresa resolverá para alcançar seu próprio propósito de prosperar?

II. Processo: Como a organização avaliará cada grande fluxo de valor para garantir que cada etapa seja valiosa, capaz, disponível, adequada, flexível e que todas as etapas estejam ligadas por fluxo, atração e nivelamento?

III. Pessoas: Como a organização pode garantir que todo processo importante tenha alguém responsável por avaliar continuamente esse fluxo de valor em termos de propósito comercial e processo enxuto? Como todos que tocam o fluxo de valor podem se engajar ativamente em operá-lo corretamente e continuamente melhorando-o?


Um equívoco popular é que o lean é adequado apenas para a fabricação. Não é verdade. Lean aplica-se a todos os negócios e processos. Não é uma tática ou um programa de redução de custos, mas uma maneira de pensar e agir para uma organização inteira.


Empresas em todos os setores e serviços, incluindo saúde e governos, estão usando os princípios enxutos na maneira como pensam e agem. Muitas organizações optam por não usar a palavra lean, mas rotular o que fazem como seu próprio sistema, como o Toyota Production System ou o Danaher Business System. Por quê? Encarar a questão de que o lean não é um programa de redução de custos de curto prazo, mas uma maneira como a empresa opera.


A palavra transformação ou transformação enxuta é frequentemente usada para caracterizar uma empresa passando de um modo antigo de pensar para o pensamento enxuto. Isso requer uma transformação completa sobre como uma empresa conduz os negócios. Isso cria uma perspectiva de longo prazo e perseverança.


A Prisma realiza diagnósticos para Lean e também conta com serviços baseados na ideia desta prática, como o Eficiência Produtiva, contando também com orientação de Murilo Souza, Master Black Belt do Lean Six Sigma e grande referência no mercado sobre o assunto!

Se interessou? Clique aqui!

Caso queira saber mais e masterizar seu conhecimento no assunto,

inscreva-se nos nossos cursos da filosofia Six Sigma!!


Gostou deste artigo? Compartilhe com quem ele possa ajudar!


Referências:

https://media-exp1.licdn.com/dms/image/C4D12AQFdIRoVGHzuaw/article-cover_image-

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/lean-manufacturing

https://www.fm2s.com.br/o-que-e-lean-manufacturing/

https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-lean-manufacturing/


94 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA