Mantenha a Produtividade da sua Empresa com 3 Passos

Produtividade é a habilidade de produzir com qualidade num intervalo de tempo menor. Por esse motivo, acaba sendo uma das melhores medidas de performance organizacional das empresas. Mantê-la nessa quarentena é algo difícil e que muitos têm buscado. Neste artigo, você verá formas e metodologias para fazer isso funcionar!


Autor: Lucas Vieira


Nesse momento de quarentena por conta do Covid-19, um dos grandes desafios que surgiram no meio empresarial foi o de manter a performance da organização, evitando a diminuição no rendimento individual dos colaboradores e, consequentemente, a de toda a empresa. Para assegurar isso, é essencial focar em três pontos:


1. Priorize as suas atividades


A grande chave da produtividade é a priorização. Ao se ter em mãos uma lista de suas atividades, é importante defini-las com base em dois pontos: importância e urgência. Assim, é possível montar um quadro esquemático que possa distribuir suas tarefas em 4 quadrantes (Q1, Q2, Q3, Q4).


  • Q1: Tarefas urgentes e importantes (Prioridade número 1)

  • Q2: Tarefas não urgentes e importantes (Prioridade número 2)

  • Q3: Tarefas urgentes e não importantes (Prioridade número 3)

  • Q4: Tarefas não urgentes e não importantes (Prioridade número 4)


Aqui vão algumas outras dicas para que possa conseguir aumentar sua produtividade, a nível individual, nesses tempos tão incertos:


  • Defina uma rotina diária para se organizar melhor nas atividades do trabalho;

  • Use listas ou ferramentas como o Trello, Monday e Google Agenda para acompanhamento de rotina e prazos;

  • Organize suas atividades em três blocos: ‘Feito’, ‘Fazendo’ e ‘Fazer’. Assim, você terá noção clara de como está;

  • Saiba o que faz sentido para você e estabeleça claramente seus objetivos.


2. Produtividade enquanto grupo


Os líderes e gestores necessitam não só aumentarem sua produtividade como também dos seus times pelos quais são responsáveis. Como essa parte é mais complexa, pois envolve particularidades de cada indivíduo, o ideal é manter o alinhamento e a comunicação sempre em dia, a fim de que sua empresa consiga alcançar as metas a curto prazo. Seguem algumas maneiras de pôr isso em prática:


  • Utilize ferramentas efetivas de comunicação como o Slack para conversar com seus colegas de trabalho (Não utilize o WhatsApp para isso!)

  • Alinhe a rotina com todos da sua equipe;

  • Incentive que o lazer faça parte do planejamento diário dos membros;

  • Saiba delegar bem as tarefas e evite controlar as pessoas;

  • Crie um clima de união na sua empresa para que todos enxerguem o propósito de estar fazendo o que fazem.


3. Invista na saúde mental das pessoas


Qualquer empresa é feita de pessoas. Até mesmo com as atividades de trabalho acontecendo dia após dia, não podemos fingir que nada está acontecendo. A pandemia e o isolamento em casa vêm causando situações bem estressantes para muitos, e precisamos entender que nem sempre vamos estar bem para sermos produtivos ou colaborar em algo (sim, é normal!).


Portanto, é essencial se atentar para a saúde mental de cada membro de sua empresa, para que ele possa se sentir bem e seguro, conseguindo extrair o melhor de seu trabalho. Assim, será mais fácil garantir a motivação interna na corporação, consequentemente trazendo mais resultados para sua empresa!

Para garantir que a produtividade, assim como outros tópicos, esteja presente no DNA da sua empresa, existem metodologias como a Eficiência Produtiva (veja aqui as 3 etapas mais importantes) e o Procedimento Operacional Padrão (confira seus 4 passos aqui), que a implementam.


Uma excelente notícia é que a Prisma presta consultoria nesses dois serviços. Se tem interesse, não perca tempo e busque contato conosco!


Sente que agora pode ser mais produtivo no seu trabalho? Compartilhe essas dicas para seus amigos e conhecidos do meio empresarial!


Nunca é tarde para lembrar: #FiqueEmCasa!

Referências:

https://rockcontent.com/blog/produtividade/

http://telelok.com.br/blog/dicas-para-manter-a-produtividade-na-quarentena/

https://www.youtube.com/watch?v=lHwRfTp2wxI

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)