ODS: O que São e Quais As Nossas Responsabilidades para 2030

Atualizado: 18 de Out de 2019


Autor: Thiago Leal


Não é difícil de se enxergar, ainda nos encontramos em um caminho de muitos desafios para o alcance do desenvolvimento sustentável e igualitário.


Cenários distantes como as milhões de pessoas em situação de extrema pobreza em países africanos subdesenvolvidos ou até mesmo em um olhar mais de perto com a questão do desmatamento e exploração da região amazônica são apenas alguns exemplos dessa longa jornada.


Diante dessa situação, em setembro de 2015, todos os 193 países que compõe a Organização das Nações Unidas entraram em acordo para a adoção de uma nova agenda, um plano de ação, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os próximos 11 anos.


A Agenda 2030 vem como continuação e complemento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo questões como inclusão social e sustentabilidade para um direcionamento universal em busca do equilibro de desenvolvimento entre as esferas: social, ambiental e econômica.


Os 17 Objetivos são os listados abaixo:

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

  4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

  7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos (*)

  14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável



Com a intenção de caminhar em acordo com esses objetivos, as organizações buscam cada vez mais estratégias sustentáveis.


O Movimento Empresa Júnior, alinhado com seu propósito de mudar o Brasil por meio da vivencia empresarial, conciliou os ODS com a estratégia da rede entre os anos de 2019 até 2021.


Como parte da visão para os próximos anos, temos como uma das bases a formação de líderes que fazem projetos de impacto. Ou seja, lideranças que entregam projetos de qualidade e que tenham impacto em pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Trazendo essa estratégia para a nossa atuação na Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA, temos como motivação transformar realidades por meio de projetos que impactem a vida de nossos clientes e o ambiente em que vivemos.


Dessa forma, temos como exemplo a relação direta com o Objetivo 12(Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis) por meio do nosso serviço de Gestão de Resíduos Sólidos, realizando a destinação adequada dos resíduos recicláveis por meio da implementação da coleta seletiva.


Além disso, atuamos em prol do Objetivo 14(Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável) por meio da Análise de Água e Efluentes, certificando o uso a destinação adequada da água para nossos parceiros, assim como outros exemplos presentes em nossa carta de serviços.



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são nosso compromisso para o futuro de uma sociedade global mais justa e que caminha de maneira consciente para o desenvolvimento humano. Esperamos poder fazer parte desse caminho junto com vocês.



Saiba Como: Conheça a Prisma e Soluções Sustentáveis Para O Seu Negócio

Nos siga nas redes sociais!

© 2019 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)