8 Dicas Para Trabalhar a Cultura de Resultados

Atualizado: Ago 5


Autora: Larissa Duarte


A cultura organizacional pode ser interpretada como um conjunto de características que a empresa valoriza e que refletem a sua essência. Ou seja, é a inserção dos valores da empresa na prática. Quando todos os membros partilham desses valores e quanto mais os assume como compromisso, mais forte e internalizada será a cultura dessa organização. Dessa forma, a cultura organizacional se torna estratégica ao se atrelar a busca por resultados, influenciando diretamente na produtividade dos membros.


Para trabalhar a cultura organizacional voltada para resultados preparamos algumas dicas para

que você possa implementar na sua empresa.

1. Elabore sua cultura de resultados

Cada empresa possui a sua particularidade e, portanto, precisa desenvolver a sua própria cultura de resultados. Para isso a organização deve ter em mente quais são seus objetivos e qual a imagem que quer passar.


É possível se inspirar em outras empresas que obtiveram sucesso, mas é necessário sempre adequar ao perfil e as necessidades da organização.

2. Deixe os objetivos claros

É essencial que se saiba onde a empresa quer chegar e qual o caminho a ser trilhado até lá, criando metas e objetivos a partir daí. E estas devem ser claras para todos os membros, não apenas para os que estão em cargos de direção. Assim, os membros podem se organizar e consequentemente, informações quanto ao que deve ser feito não são perdidas, evitando que ocorra divergências e retrabalho.

3. Distribua tarefas

É importante que todos os membros participem das atividades. Isso, cria um senso de pertencimento e faz com que todos os membros se dediquem a um objetivo em comum. Assim, delegar tarefas é crucial para que todos se sintam parte do time e entendam que fazem parte das conquistas da empresa. Além disso, ao ser encarregado uma tarefa o membro assimila o que deve ser feito individualmente para que as metas sejam atingidas e entende melhor o que a empresa espera dele, para que possa entregar o seu melhor. Ademais, cada funcionário deve ter liberdade para empregar os seus próprios métodos desde que estejam de acordo com os valores éticos que empresa prega.

4. Melhore a comunicação interna

Uma boa comunicação interna garante que os membros estejam em sintonia e saibam exatamente o que está sendo feito, mantendo a equipe alinhada e evitando ruídos na comunicação. Além disso, contribui para o clima organizacional e a transparência, isso faz com que a equipe se sinta informada e motivada.


Uma boa dica é montar curtas reuniões periódicas para que cada um possa dizer como andam as atividades previamente delegadas e também um momento para feedbacks.

5. Monitore as metas

É importante que as metas sejam constantemente monitoradas e os resultados apresentados para que quem estiver à frente possa tomar decisões quanto a efetividade das atividades, e poder mudar de estratégia a tempo caso não atinjam os resultados esperados.


Cada setor precisa de indicadores específicos, então é necessário determinar esses indicadores antes de monitorar o desempenho.

6. Engaje os membros

Membros engajados tendem a dar o melhor de si e serem potenciais líderes do futuro, por estarem completamente comprometidos com a empresa. Além disso, o engajamento faz com o que membro vá além, se preocupando com a empresa como um todo e não apenas com a sua função. Assim, pode enxergar problemas e soluções em outros setores contribuindo para alavancar processos através das suas sugestões.

7. Reforce a cultura

A cultura e as metas devem ser reforçada regularmente para que os membros a internalizem e se torne natural praticá-las e vivenciá-las todos os dias. Também é feito para lembrar aos membros o porquê de estarem ali e porque fazem o que estão fazendo, não deixando que o propósito se perca.


Porém, não apenas com discursos a cultura é reforçada, mas principalmente pelo incentivo através do exemplo, sendo os gestores um modelo a se seguir.

8. Comemore

Todas as conquistas e metas atingidas devem ser comemoradas porque todos trabalharam muito para isso. Além do mais, o reconhecimento é muito importante dentro de uma organização porque faz com que o membro se sinta encorajado e incentivado a sempre buscar entregar o seu melhor.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus conhecidos para que eles possam trabalhar a cultura organizacional voltada para resultados de forma efetiva!


#cultura #culturaorganizacional #empresas #dicas #resultados


19 visualizações

ENTRE EM Contato CONOSCO!

TELEFONE: (71) 8154-0227

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

  • whatsapp-logo (1)

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA