Persona: como e por que criar uma para sua empresa?

Atualizado: há 5 dias


Persona pode ser definida como um personagem fictício para definir o seu cliente ideal, com o intuito de vender seu produto ao público certo, ou seja, ajuda a identificar oportunidades no mercado e adequa o discurso do seu serviço ou produto para resolver um problema e assim vender. Mas você sabe quem é a sua Persona? O que ela faz?

A persona é embasada em informações reais sobre comportamento e características demográficas do seu cliente. Do mesmo modo como suas histórias pessoais de vida, objetivos, desafios e preocupações, todos estes pontos são levados em conta para criar uma persona e essa possibilidade é de extrema importância para conseguir acompanhar o máximo de situações e necessidades que envolvem o seu público e como ele chega à sua empresa. Quer saber um pouco mais sobre como criar sua persona? Continue lendo.


Autora: Carol Barreto

1. Público-alvo x Persona

Os conceitos de público-alvo e persona podem ser confundidos em diversos cenários, mas são diferentes. O público-alvo é um grupo de pessoas que teve a sua construção elaborada apenas no levantamento de dados demográficos. Por exemplo: sexo, idade, nacionalidade, profissão, ou seja, informações básicas.

Já a persona, como dito anteriormente, pode ser caracterizada por dados reais e além das informações que já são detalhadas no público-alvo, ela representa outros critérios voltados para informações mais pessoais. Por exemplo: bairro, gostos pessoais, personalidade e estilo de vida. Note que as informações das personas são mais completas e específicas do que os dados do público-alvo.

2. Deste modo, como criar uma Persona para seu negócio?

A criação da persona é um processo. Não é possível sair descrevendo alguém que você acha que representa seus clientes, já que isso pode atrapalhar seus negócios. Também não é aconselhável achar que conhece seus clientes sem fazer uma pesquisa de mercado. Desta forma, existem quatro passos que contribuem positivamente para criação da sua persona. Observe a lista abaixo: