Mais Desenvolvimento, Menos Impacto Ambiental: Gestão de Resíduos Sólidos

Autor: Vitor Montassier



Aliar desenvolvimento com sustentabilidade é a grande aposta das empresas, tanto para atender as expectativas dos seus clientes, quanto para permanecer em vigência no futuro.


Se adaptar a nova demanda do consumo consciente e cumprir as leis ambientais garante estabilidade no mercado e um relacionamento mais efetivo com parceiros e público-alvo.


A gestão de resíduos sólidos (GRS) é o primeiro passo para empresas se adequaram às leis ambientais já vigentes e principalmente, evitar mais danos ao Meio Ambiente devido seu desenvolvimento.


De acordo com a lei 57,v, nº12.305/2010, o não gerenciamento correto dos resíduos sólidos e perigosos produzidos pelas empresas é crime ambiental. “Quem manipula, acondiciona, armazena, coleta, transporta, reutiliza, recicla ou dá destinação final a resíduos perigosos de forma diversa da estabelecida em lei ou regulamento está sujeito a pena de um a quatro anos”, expressa a lei.


Destinação adequada dos resíduos


A destinação correta dos resíduos é realizada por meio de técnicas de coleta seletiva, compostagem, entre outras, seguindo as necessidades de cada composição.


O principal objetivo é através destes processos, minimizar a quantidade de rejeitos que serão descartados e reutilizá-los ao máximo, seja por reciclagem ou compostagem.


Progresso sem agressão ao Meio Ambiente


Os avanços tecnológicos são responsáveis não somente pela ascensão das indústrias, empresas e bens de consumo. Atualmente, muitas inovações também contribuem para redução de danos ambientais destes setores.


Utilização de materiais ecologicamente corretos e de meios que comprovem a responsabilidade social e ambiental de quem presta serviço ou fabrica produtos são fatores essenciais para alcançar a sustentabilidade.


Entre esses meios, a Gestão de Resíduos Sólidos vem para satisfazer e atender quem prioriza o consumo consciente e impacto ambiental, como também, em cumprimento do dever de todos, a preservação do planeta.


Entre os benefícios de implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para empresas estão:

  • Conformidade com a lei – Evitar multas por crime ambiental continua sendo o principal motivo das empresas adotarem procedimentos sustentáveis, como a gestão de resíduos. Como citado anteriormente, o descarte inadequado dos detritos é crime.

  • Redução de custos – A gestão de resíduos, além de ser responsável pela destinação correta dos detritos, também contribui para a identificação de desperdícios de materiais em processo de produção, o que garante um melhor aproveitamento, uso consciente e assim, mais economia.

  • Mais parcerias e clientes – Atender as exigências de quem se preocupa com as questões do Meio Ambiente é um grande atrativo para novas parcerias e clientes. Fiscalizações e certificações garantem ingresso a programas e vantagens para quem segue em conformidade com as leis ambientais, como por exemplo, o Selo Verde.


Empresa verde: a certificação da sustentabilidade


Não só a lei exige mais responsabilidade ambiental das empresas, a sociedade, cada vez mais consciente compartilha deste ideal, buscando opções parceiras do meio ambiente


Para facilitar esta identificação surgiu o Selo Verde, uma certificação socioambiental concedida a empresas que desenvolvam ações sustentáveis.


A conquista do Selo Verde abrange o cumprimento de vários critérios, entre eles destacam-se:

  • Gestão dos resíduos Sólidos

  • Coleta Seletiva

  • Educação Ambiental na corporação

  • Neutralização de gases emitidos

  • Redução de matéria prima ou alteração para produtos biodegradáveis


Com o Selo Verde, além de atender a expectativa socioambiental, a empresa ainda garante acesso a linhas exclusivas de créditos em bancos e mais segurança para investidores de ações, devido ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) criado em 2005 pelo Bovespa.


Esse índice foi criado em 2005 para acompanhar o desempenho de empresas que seguem o desenvolvimento sustentável, e em 2011, o índice passou a ser também um fundo de investimento (ETF), negociado na bolsa com o ticker ISUS11, o qual apresentou uma rentabilidade de 71% entre nov/2011 e out/2019, mostrando que sustentabilidade e desenvolvimento econômico podem andar lado a lado.


A certificação de selo verde, parte da estratégia de Marketing Verde, proporciona aos envolvidos a imagem que o consumo consciente tanto almeja: uma empresa parceira da natureza, responsável por suas ações e preocupada com o futuro do planeta.


O marketing verde também propõe outras inovações para crescer com sustentabilidade e reduzindo custos, porém estas citadas acimas são as primordiais para se tornar uma empresa verde.


O Meio Ambiente agradece


Implantar esta estratégia de Marketing Verde e ações como a Gestão de Resíduos Sólidos, além de todas essas vantagens para a empresa, garante benefícios extremos ao Meio Ambiente.


São limitadas as possibilidades de recuperação do que já foi afetado, entretanto, preservar continua sendo o melhor método para contribuir com a melhor qualidade de vida no planeta.


Apenas com a introdução da Gestão de Resíduos Sólidos já é possível minimizar inúmeros impactos como a contaminação do solo, das águas da chuva e do lençol freático; inclusive do ar, pela emissão de gases tóxicos formados durante a decomposição destes detritos.


A proliferação de vetores e outros agentes transmissores de doenças também é reduzida com a disposição correta dos resíduos.


O futuro do planeta depende da ação individual e coletiva de todos.


Pessoas, empresas, instituições são responsáveis por prejudicar ou melhorar o ecossistema. A decisão de qual caminho seguir será tomada através de pequenas práticas que resultarão em grandes transformações.


É possível evoluir e preservar, basta consciência, mais amor e respeito pelo futuro. Desta forma, consumidores e principalmente, o Meio Ambiente agradece.


+Saiba Mais: Gestão de Resíduos Sólidos - Como Implementar


Nos siga nas redes sociais!

© 2019 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)