POP: Conheça as Vantagens da Padronização de Processos Para o Seu Negócio

Atualizado: 1 de Set de 2019

Autores: Gabriel Passos e Larissa Duarte




Para começar a entender um pouco mais sobre o que é um padrão, imaginemos que nesse exato momento estamos em janeiro desse ano em um McDonald’s em Salvador, comendo o hambúrguer mais famoso da franquia, o Big Mac. 8 meses se passaram e agora estamos na fila de uma franquia diferente, em um outro estado, fazendo o pedido do mesmo hambúrguer. Mesmo com esse intervalo de tempo entre os pedidos e a distância das franquias, podemos ter certeza que o sabor, a textura, o tamanho e outras características essenciais do insumo se mantiveram. Já se perguntou como isso acontece sabendo que os pedidos foram feitos por profissionais diferentes em períodos e lugares distintos?


+Saiba mais: Como a Padronização de Processos Transformou o McDonald’s em um Sucesso Mundial


Podemos ressaltar com esse exemplo a importância do procedimento operacional padrão, serviço com uma grande aplicabilidade no mercado, e utilizado de forma muito eficiente por grandes estabelecimentos com o intuito de manter a qualidade do produto e, além disso, ter um controle minucioso de insumos utilizados na respectiva cadeia de produção. Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir da qualidade de um produto ou serviço se torna necessário na busca por se tornar destaque para os consumidores e um diferencial na conquista de novos clientes.


Mas o que é feito nesse procedimento para se obter resultados constantes durante tanto tempo? Bem, a resposta dessa pergunta não envolve nada muito complexo, porém deve ser feito por pessoas especializadas capazes de captar os mínimos detalhes da cadeia de produção e criar um padrão, ou seja, um passo a passo detalhado e dinâmico com a capacidade de trazer grandes benefícios qualitativos e quantitativos ao estabelecimento envolvido, lembrando que cada passo é dado com um grande alinhamento de expectativas entre o cliente e o prestador de serviço.


A busca pelo padrão pode ser aplicada em qualquer cadeia produtiva e não é novidade no mundo do empreendedorismo, olhemos para o início do século XX, mais precisamente 1914, quando o norte-americano Henry Ford criou um modelo de produção industrial (fordismo) extremamente padronizado, tal padrão foi capaz de diminuir consideravelmente os custos da linha de produção e, consequentemente, fornecer preços mais acessíveis ao mercado, revolucionando o mundo automobilístico e industrial da época.



O Procedimento Operacional Padrão (POP) surge como uma descrição detalhada das etapas de um processo afim de minimizar o erro e garantir excelência do procedimento. Assim, o POP visa que um mesmo resultado final esteja sempre sendo atingido.


Conheça as vantagens que um POP pode trazer ao seu negócio:


  • Processos mais rápidos

Conhecer bem quais são as condutas corretas ao se realizar uma atividade é fundamental porque diminui incertezas na execução, resultando assim em processos realizados de maneira mais rápida. Além disso, minimiza erros, o que atesta que as atividades não precisarão ser refeitas e ainda reduz a necessidade de se procurar por erros e corrigi-los.

  • Aprimora a segurança no trabalho

A falta de padronização de uma atividade deixa margem para que formas incorretas de se realizar um processo sejam perpetuadas, colocando assim a segurança dos trabalhadores em risco. Dessa forma, orientar a maneira correta, seguindo regras e metologias, contribui para a redução dos acidentes em locais de trabalho.

  • Aprimora a higiene

A existência de uma metodologia correta, ou seja, um padrão, certifica ainda que as necessárias medidas de higiene estejam sendo tomadas. Assim sendo, a padronização do processo contribuiu para o cuidado aos mínimos detalhes de um procedimento.

  • Melhora o controle de despesas

Flutuações e variações na quantidade de insumos necessários para determinada atividade geram incertezas que se refletem na falta de controle das despesas do empreendimento, ou seja, não há um controle dos custos para se realizar determinada etapa.

  • Contribui para o menor desperdício

A falta de controle da quantidade de insumos gera também uma menor precisão, causando assim produtos com maiores ou menores quantidades de materiais. Essa oscilação resulta em desperdícios que poderiam ser evitados ao se conhecer a porção necessária.

  • Gera gestão de conhecimento

Um procedimento bem definido aumenta a velocidade do treinamento de novos funcionários já que as informações estarão sendo transmitidas de forma clara e homogênea. Além disso, em casos de dúvidas quanto a algum procedimento, o POP poderá ser consultado, já que este serve como base para a maneira adequada que um processo deverá ser realizado.

  • Garante a qualidade

Minimiza erros garantindo que todas as etapas do processo estarão livres de variações indesejáveis. Assim, aumenta a competitividade do empreendimento perante outros que possuem um alto nível de qualidade.



Após observar a importância do POP, também é necessário salientar que um profissional adequado seja consultado para garantir a excelência da padronização. Ficou interessado? Entre em contato e marque uma visita gratuita!



Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)