Por que a metodologia Lean Manufactuting ajuda a otimizar a produção industrial?

Atualizado: há 3 dias

Autor: Augusto Lanza


A metodologia Lean Manufacturing surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de auxiliar o país no seu processo de reconstrução e retomada da economia. Em meio a um contexto caótico que a guerra deixou, diversas estratégias foram traçadas para organizar o setor produtivo da potência oriental e, assim, surgiu a filosofia Lean, que objetiva reduzir os desperdícios, por meio da maximização de valor nas empresas para alcançar a excelência. Essa metodologia foi construída baseando-se no Sistema Toyota de Produção e foi fundamental para o desenvolvimento do Japão conhecido nos dias atuais.


O termo "Lean", propriamente dito, nasceu em 1990 e foi descrito, pela primeira vez, pelo autor James Wolmach no livro “A máquina que mudou o mundo”, no qual abordou a receita da Toyota para reduzir desperdícios e alcançar o máximo de excelência. Os fundamentos desse método de gestão prezam por processos enxutos e otimizados, estabelecendo o fato de que a empresa deve focar na agregação de valor. Portanto, uma frase que resume bem esse pensamento é: “aquilo que não agrega valor, agrega custo”. Essa mentalidade determina que o processo deve fluir de maneira dinâmica sem que haja interrupções, eliminando o máximo de desperdícios possíveis ao longo do caminho.



Essa filosofia de gestão preza por um gerenciamento adequado de estoques, buscando a otimização do fluxo de caixa, pois baseia-se no pressuposto de que os estoques são um reflexo de outras ineficiências e desperdícios que ocorrem ao longo do processo, impactando diretamente nos resultados. Dessa forma, o Lean Manufacturing é um método que auxilia a enxergar essas perdas ao longo de toda cadeia de valor dos processos de uma empresa, dando enfoque aos principais, que são: movimentação, transporte, espera, produção desnecessária, produção em excesso, subutilização dos talentos humanos e estoque (aprenda como gerenciar melhor os estoques do seu negócio).


Os principais focos do Lean são a qualidade total, a melhoria contínua e a busca por excelência. Para alcançar esses focos, a metodologia se baseia em cinco princípios:

  • definir ou identificar valor para o cliente;

  • mapear o processo, a cadeia de valor e sequência de etapas;

  • minimizar ou reduzir desperdícios;

  • Promover o fluxo dos processos;

  • Buscar a perfeição.

Dessa forma, identificando falhas estruturais nos processos de uma empresa, é possível corrigir os erros através dessa ferramenta de gestão Lean e otimizar a produção industrial de uma corporação, reduzindo desperdícios, tempo de produção e gastos nas etapas produtivas.


A Prisma Jr utiliza a metodologia do Lean Manufacturing no projeto de Otimização de Processos, que te ajuda a otimizar e aumentar a produtividade da sua empresa, reduzindo gastos desnecessários.


Entre em contato conosco para marcar um diagnóstico gratuito, clicando aqui!









31 visualizações