Por que é tão importante realizar a destinação correta dos resíduos industriais?

Atualmente, pode-se considerar que os resíduos industriais são os grandes responsáveis pelas maiores agressões ao meio ambiente. Além disso, estes materiais são bastante conhecidos por conta de alguns entraves com relação às leis nacionais. Mas afinal, qual a importância da destinação correta destes resíduos e como eles impactam no meu negócio?


Autor: Mateus Gomes


Para responder o questionamento acima, alguns pontos são importantes:


1. O que são Resíduos Industriais?


Os resíduos industriais são todos os rejeitos envolvidos na produção industrial, não podendo ser descartados sem o devido controle e requerem tratamento especial e, assim, as regulamentações nacionais adotam medidas para controlar a destinação e o descarte correto desses resíduos. Como este resíduo provém de processos industriais, é possível que parte de seus componentes, muitos deles perigosos, sejam nocivos não somente para a saúde pública, mas também para o meio ambiente.


2. Adequação às Normas Regulamentadoras (NRs)


A final, quais são os padrões técnicos comuns nesta situação? Pois bem, no Brasil, para classificar os resíduos, utiliza-se a NBR 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que se divide nas seguintes categorias: Classe I (perigoso), Classe II (não perigoso). Resíduos Classe I são resíduos com certos perigos, que podem ser identificados por características como inflamabilidade, toxicidade e corrosividade. Por outro lado, os resíduos do Tipo II não são perigosos.


Dessa forma, é fundamental que as empresas do nicho industrial tenham um controle adequado da destinação correta desses resíduos, haja vista a norma técnica mencionada. Além disso, a adequação a essa norma também é fundamental para a garantia de alguns certificados de qualidade e proteção ambiental, sendo um aspecto fundamental a ser monitorado constantemente.


3. Proteção Ambiental e Saúde Coletiva


E a nível de consumidores, qual a real importância da destinação correta? Bom, atualmente os certificados de qualidade, que requerem, além das NRs, a adequação de outras normas e leis, são cada vez mais necessárias para a expansão da marca da empresa. A partir disso, ter essas certificações são benéficas à indústria na medida que seus processos são reconhecidos por sua qualidade e, portanto, desperta cada vez mais interesse em novos mercados.


Ademais, também se destaca o crescente Movimento Verde no país, que salienta a necessidade de o nicho industrial ter processos cada vez mais conscientes, tendo uma finalidade cada vez mais adequada a seus resíduos. Além da segurança de seus funcionários na exposição de resíduos perigosos, necessitando de uma orientação especializada e que garanta o bem-estar e a integridade da imagem da empresa frente a essas questões.


4. Possibilidade de Lucro


Certo, mas há a possibilidade de lucrar com isso? Sim! A depender do nível e complexidade da produção, eventualmente algum resíduo pode não ser descartado da forma adequada. Dessa maneira, é possível que esse resíduo tenha um tratamento especial, e o manejo adequado é o primeiro passo para a empresa contribuir para um meio ambiente mais saudável e cogitar a possibilidade de reinserir esses resíduos no processo produtivo. Saiba mais como lucrar com a destinação adequada dos resíduos aqui.


Portanto, os resíduos industriais não devem apenas ser armazenados separadamente, mas também devem ser transportados em veículos diferentes, que devem possuir placas de identificação e poder receber um destino final específico. Dessa maneira, ter um apoio externo para atuar nessas questões pode ser fundamental, além de ser bastante rentável.


Por isso, a Prisma Jr. incluiu em sua carta o serviço de Destinação de Resíduos Industriais, com o objetivo de cooperar e traçar uma destinação adequada com base nas normas adequadas. Entre em contato aqui para um diagnóstico gratuito!

41 visualizações

 ENTRE EM Contato CONOSCO! 

Responda o formulário para um diagnóstico gratuito!

Ou caso tenha urgência, entre em contato por telefone.

TELEFONE: (71) 99961-0955

E-MAIL:  consultoria@prismaengenharia.org

Ou fale diretamente com um de nossos consultores clicando no ícone

Localização

Endereço: R. Prof. Aristídes Novis, Nº 2, Escola Politécnica da UFBA - Federação, Salvador - BA, 40210-630

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle