Por que você precisa de um MBP no seu negócio?

Atualizado: Ago 15

Autora: Jessica Correia


Antes de ressaltar os motivos que fazem do Manual de Boas Práticas (MBP) indispensável para o bom funcionamento do seu negócio, é importante salientar que este é um documento que concentra informações importantes sobre o seu empreendimento, tais como: descrições sobre as operações realizadas no estabelecimento, requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, instalações e utensílios, abastecimento e controle de água, controle da higiene e saúde dos colaboradores e manejo de resíduos.


O MBP é indispensável para todas as empresas que manipulam, armazenam, transportam e comercializam produtos sujeitos à fiscalização em órgãos competentes, seja no ramo alimentício, na indústria de cosméticos, higiene pessoal, perfumes, saneantes, medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para saúde. Contudo, pode ser aplicado a outros segmentos do mercado que consideram padronização, controle e segurança das operações imprescindíveis.


Listamos alguns motivos para você considerar a elaboração do MBP uma prioridade para o seu negócio:

1. Redução de falhas e desperdícios e consequentemente aumento da lucratividade

A elaboração do MBP consiste em catalogar fielmente todas as informações sobre as instalações, utensílios, disposição de equipamentos, rotina de trabalho e anexo dos devidos POP's (Procedimentos Operacionais Padrão), que comprovam a realidade do funcionamento do empreendimento. Uma vez que se tem essas informações detalhadas, o resultado é uma gestão mais eficiente, que permite a correção de falhas e identificação das causas de desperdícios, logo a resolução desses problemas reflete positivamente no caixa da empresa.


2. Padronização e controle das condições de higiene

Condições mínimas de higiene devem sempre ser priorizadas por qualquer estabelecimento, pois além de comunicar cuidado com a segurança dos colaboradores e clientes, mostra também o respeito com os procedimentos exigidos por lei. E novamente, quando essas informações estão padronizadas de acordo com a realidade do seu negócio é possível identificar e corrigir rapidamente quaisquer indícios de não conformidade com as condições mínimas.


3. Facilidade em realizar treinamentos

Uma vez que o MBP cumpre com o objetivo de implementar uma rotina de trabalho bem definida e organizada, têm-se como resultados a fluidez das informações e a facilidade em capacitar os funcionários através da transferência dessas informações. O resultado é economia de tempo na inserção de novos funcionários na rotina do estabelecimento.


4. Comprometimento com os procedimentos que visam o bem estar de todos os envolvidos

Para além de evitar surpresas desagradáveis, que podem comprometer a imagem do empreendimento frente aos órgãos de fiscalização, o MBP auxilia no desempenho das atividades do seu negócio, colocando o bem estar dos seus clientes, funcionários e fornecedores como prioridade. Tudo isso sem comprometer a eficiência e a qualidade dos seus resultados.


Quanto à aquisição do MBP, é importante ter em mente que este é um manual que descreve as características do seu negócio, por isso ele deve ser elaborado por profissionais especialistas no assunto, que tenham as habilidades necessárias para identificar todas essas particularidades.


Se você prioriza as conformidades no funcionamento do seu negócio, entre em contato com a Prisma Jr e obtenha mais informações sobre como realizar um MBP para o seu negócio.

Entre em contato conosco gratuitamente clicando aqui!

32 visualizações