Procedimento Operacional Padrão em 4 Passos

A pandemia do coronavírus definitivamente impactou a realidade do mundo todo de diversas formas, desde a forma que cumprimentamos um amigo, a nossa economia e são muito tristes as perdas em virtude da rápida expansão do coronavírus. O impacto no meio empresarial está atingindo grandes, médios e pequenos negócios. A nossa sociedade ainda não sabe qual será a realidade após a crise, tampouco quando isso irá acontecer.


Autora: Leilane Aragão


Dessa forma, para sobreviver a esse momento caótico em que nos encontramos e potencializar os nossos resultados, é imprescindível se reinventar e adaptar. Como diria Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.


Sendo assim, já sabemos o que é preciso ser feito, mas como podemos fazer isso? É nesse aspecto que entra o Procedimento Operacional Padrão (POP), uma descrição detalhada do processo que possibilita melhorar a sua produção, minimizando os erros e, por conseguinte, o desperdício de insumos, visando sempre que um mesmo resultado final seja atingido, independente das condições de fabricação.


Confira os passos simples que você precisa seguir para elaborar o POP:


1. Conheça como seu serviço é feito:


Não é possível ter a descrição detalhada e padronizada de um produto sem o conhecimento de como ele é feito. Portanto, é preciso consultar os responsáveis pelo procedimento para que essa gestão de conhecimento aconteça e você possua insumos suficientes para possibilitar o POP.


2. Compilação de dados:


Agora, deve acontecer a modelagem dos dados e detalhes que possam trazer melhorias para o resultado final, contendo a descrição de todo o passo a passo. É imprescindível que essa modelagem seja de fácil acesso a todos, principalmente aos responsáveis pelo procedimento.


3. Gestão de conhecimento:


Apenas possuir o passo a passo do serviço não irá agregar nenhum valor ao seu produto final se os funcionários não o seguirem. Por isso, eles precisam estar cientes da necessidade de obedecê-lo, enxergando o valor e as vantagens que poderão ser acarretadas pelo POP.


4. Entre em contato com a gente:


O POP é um serviço muito importante e que irá agregar bastante valor ao seu produto final. Por isso, é aconselhável ter a mentoria de um especialista. Portanto, se você se interessou pelo POP - uma das principais soluções de nossa carta, entre em contato conosco!


Gostou das dicas? Então aplique o que aprendeu neste artigo, compartilhe com o colega e entre em contato conosco!

Nos siga nas redes sociais!

© 2020 Prisma - Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Entre em contato conosco:

(71) 99338-4832

Fale com um dos nossos consultores!

  • whatsapp-logo (1)