Riscos relacionados à contaminação em ambientes da área de saúde

Autor: Mateus Brooke


Da qualidade do ar que você respira às condições das estradas em que você dirige, os fatores ambientais podem ter uma grande influência na saúde das pessoas. A maior parte dos profissionais da área de saúde ambiental examinam como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor, narrando as diversas maneiras de como essas interações podem impactar a aptidão física, vulnerabilidade a doenças e outros aspectos do bem-estar humano.


Mas afinal, quais são os riscos relacionados aos consultórios, laboratórios e outros ambientes da área da saúde? A resposta dessa pergunta vai além das normas de biossegurança e inclui uma significativa representação à saúde dos recursos humanos envolvidos, confira no artigo a seguir!


1. Infecção por microorganismos

As doenças causadas por microrganismos sempre representaram uma área de preocupação para a saúde pública. Um exemplo bastante comum é a intoxicação alimentar causada pela Escherichia coli, uma bactéria que existe no meio ambiente e nos alimentos e pode causar doenças respiratórias, doenças do sistema urinário e outros efeitos adversos à saúde.


A partir deste cenário, surge uma responsabilização imprescindível dos ambientes de saúde de uma forma geral: as normas de biossegurança. À medida que essas normas objetivam resguardar a saúde dos profissionais da saúde e também dos pacientes, alguns fatores relacionados às boas práticas nesses ambientes são fundamentais para serem regulados.


Dessa forma, a obrigação de um Manual de Boas Práticas surgiu em 2004, objetivando descrever as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios para prevenir a contaminação de microrganismos como a Escherichia coli, por exemplo. a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o manejo de resíduos (RESOLUÇÃO N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004. ANVISA).


2. Geração de resíduos


É de conhecimento geral que diferentes produtos químicos podem afetar a saúde humana de formas diferentes e, muitas vezes, a exposição a substâncias perigosas ou estranhas cria vulnerabilidades à saúde. Dessa forma, nos últimos anos, desde os avanços da biossegurança, o campo da segurança química tem se preocupado em minimizar os efeitos dos produtos químicos naturais e sintéticos.

Embora pouco conhecido, o segundo maior acidente radioativo aconteceu no Brasil. Em termos de alcance, o Césio 137 fica apenas atrás da explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, o que evidencia a gravidade do caso. A contaminação foi iniciada em setembro de 1987, quando foram descobertos equipamentos usados ​​para radioterapia em uma clínica abandonada no centro de Goiânia, que não haviam sido descartados de forma correta, contaminando a população local e moradores de rua.


Assim como o Manual de Boas Práticas, também há um documento específico que lida com os resíduos de ambientes de saúde, que é O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Este é obrigatório em todos os estabelecimentos que lidam com práticas que exijam biossegurança, visando detalhar e descrever ações relacionadas à gestão de resíduos saudáveis, identificar características, riscos e aspectos relacionados à geração, separação, embalagem, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final e ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.


Clique aqui para conferir as características de cada grupo de resíduos sólidos de serviços de saúde!


Infere-se, portanto, que uma estratégia interessante é contar com apoio de empresas de consultoria, como a Prisma, para agilizar alguns processos e desenvolver essas parcerias com outras empresas com mais facilidade e com suporte com uma equipe experiente no assunto. Gostaria de entender mais sobre o Manual de Boas Práticas ou o PGRSS? Clique aqui para entrar em contato com um dos nossos gerentes e fazer um projeto de impacto conosco!







16 visualizações