Saiba Qual É O Melhor Combustível Para Seu Veículo e Seu Bolso

Atualizado: 22 de Set de 2019


Autor: Vitor Montassier


A variedade de combustíveis disponíveis hoje, possibilita escolher qual o melhor para seu veículo, inclusive, pro seu bolso.


Justamente devido a essas distintas opções, a indecisão sobre com o que abastecer ainda faz parte da realidade de muitos motoristas.


Entre os principais motivos, o valor do combustível e a qualidade garantem a preferencia final. Mas outro fator importante é saber qual o melhor para seu tipo de veículo, afinal, priorizar a conservação e funcionalidade do automóvel também depende do tipo de abastecimento que é realizado efetivamente.


Seja pelo preço nas bombas ou evitando futuros imprevistos com o desempenho do veículo, optar corretamente por gasolina comum, gasolina aditivada, etanol, etanol aditivado ou diesel, seguindo as dicas abaixo, fará com que a economia seja uma das vantagens da sua escolha.



  • Gasolina Comum

Sem dúvidas, a gasolina comum ainda é o combustível mais consumido no Brasil.


Originária do petróleo, traz benefícios principalmente no funcionamento do carro e durabilidade das peças, além da autonomia ser bem maior comparada ao etanol, por exemplo.



Em compensação, este tipo de recurso libera gases poluentes ao Meio Ambiente, inclusive, dispõe resíduos no motor, que com o passar do tempo podem potencializar o aumento do consumo.

  • Gasolina Aditivada

A junção da gasolina comum com outros componentes intensificam a qualidade e uso deste tipo de combustível.


Esta nova composição da gasolina contem detergentes dispersantes que limpam e evitam o acumulo de resíduos no motor.


Este fator promove um melhor desempenho e menos gastos com manutenção. Outro benefício é que reduzindo o depósito destes detritos de carbono no motor, a emissão de gases poluentes será menor.


A substituição da gasolina comum pela aditivada deve ser gradualmente, pois todos os resíduos do motor podem se soltar de uma vez e causar entupimento.

  • Etanol

O etanol possui inúmeros benefícios tanto para o Meio Ambiente quanto para a economia do motorista.


Por ser um combustível vegetal, produzido aqui no país através da cana-de-açúcar, o etanol é uma fonte renovável e gera menos impacto ambiental dentre os combustíveis.


O valor deste recurso também atrai a preferencia de muitos, pois ele não sofre influência das variações internacionais do petróleo.


A desvantagem fica por conta do consumo rápido devido ao seu grau calorífico ser menor que a gasolina, e também, ocasionar transtornos em regiões frias, abaixo dos 13° onde perde a capacidade de combustão.


Excelente opção para carros que usufruem mais da estrada do que da cidade, já que a velocidade constante e redução das trocas frequentes de marchas viabiliza a redução do consumo do combustível.

  • Etanol Aditivado

Assim como a gasolina, o etanol também apresenta sua forma aditivada fazendo uso de detergentes dispersantes entre seus componentes que melhoram a passagem do combustível pelo motor.


Esta composição melhora a lubrificação interna do motor e garante mais rendimento e vida útil ao conjunto comparado ao comum.


Com este benefício o valor acaba sendo maior, mas as vantagens deste tipo de álcool supera a diferença.

  • Diesel

Também procedente do petróleo, o Diesel possibilita mais rendimento e capacidade de aceleração mais forte.


Apesar do baixo consumo de combustível, o motor a diesel é proibido em carros de passeio no Brasil, tornando a vantagem apenas para veículos de grande porte e algumas picapes.


A proibição do diesel em transportes de passeio se dá devido sua alta periculosidade por ser extremamente inflamável e possuir capacidade poluente maior que os outros recursos de abastecimento automobilístico.



Bom funcionamento aliado à economia